Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
HAVAÍ

"Aloha": praias, cahoeiras, cânions e vulcões esperam por você

"A pátria paradisíaca do norte". A expressão utilizada pelos antigos navegantes polinésios quando chegaram, há 1500 anos, a esse grupo de ilhas situado na imensidão do Pacífico Norte, não difere muito da visão do turista dos anos 90, ao observar da janela do avião a estranha harmonia natural de florestas tropicais, campos agrícolas e montanhas rochosas.

No imaginário do turista, Havaí é sinônimo de surfe, colares de flores e garotas dançando o exótico hula. Mais do que isso. É também um mergulho, literal ou não, numa natureza já explorada e, ao mesmo tempo, ainda bastante selvagem. Mas não há nada de errado em sonhar com esses estereótipos que até hoje fazem parte da tradição do paraíso havaiano, tão retratado por Hollywood nos filmes melosos de Elvis Presley e até como cenário de rasic Park Steven Spielberg, e Waterworld, de Kevin Costner.

É justa a fama. A milhares de quilômetros de uma massa continental, o arquipélago "novo"- assim denominado por ser de origem vulcânica ainda em formação -, consegue reunir naturalmente o que falta em muitos destinos turísticos.

São inúmeras cachoeiras, praias incomuns, vida selvagem (88 ecossistemas), clima diversificado - 21 das 22 zonas climáticas do mundo estão ali representadas -, cânions e, para completar, espetáculos dantescos de seus vulcões em atividade.

Aloha

Aloha é a primeira saudação ao turista que desembarca no Aeroporto de Oahu, a principal das ilhas havaianas. Pronuncia-se "Alôrra" (em português, bem-vindo) e serve também como cumprimento para qualquer hora do dia. Uma forma do sorridente e gentil povo havaiano expressar sua simpatia. É também uma das poucas palavras ainda populares da língua nativa nesse paraíso isolado, na metade do caminho entre Los Angeles (4.114 quilômetros de distância em cinco horas de vôo) e o Japão (6.210 km em sete horas de vôo de Tóquio).

Desde que o Havaí se tornou o 50º Estado norte-americano, em 1900, o inglês virou o idioma oficial do arquipélago. A perda gradual de identidade só não foi maior porque o turismo ajudou a resgatar suas tradições estereotipadas mundialmente até os dias de hoje, com a imagem da bela bailarina com colares de flores dançando o hula. O resgate de tradições é justificado: o Havaí recebe anualmente 6 milhões de turistas, responsáveis por gerar uma receita de US$ 8 bilhões anuais.

Hula

A dança havaiana é tão obrigatória para o turista como é pode ser comparada ao axé-music de Porto Seguro. Os machões que torcem o nariz para a mexida suave das cadeiras no hula vão se surpreender ao saber que a dança era originalmente um baile religioso do qual participavam apenas homens bem-treinados para honrar a deusa Laka.

Apesar de o arquipélago compreender cerca de 130 ilhas, apenas oito são consideradas principais: Maui, Havaí (também chamada de Big Island), Lanai, Molokai, Niihau, Kahoolawe e Oahu. Mas, quando se fala em turismo, as atenções se concentram em Kauai, Maui, Big Island e Oahu. A última abriga a capital Honolulu, as praias da costa norte famosas pelas ondas gigantescas durante o inverno e Pearl Harbor, a base militar americana atacada pelos japoneses durante a 2ª Guerra Mundial.

Tradição

A substituição do idioma havaiano pelo inglês facilitou bastante a vida do turista. Apesar de possuir as cinco vogais do alfabeto e apenas sete consoantes (h, k, l, m, n, p, w), algumas palavras não são fáceis de pronunciar e também são muito extensas. Um dos peixes mais famosos do Havaí, por exemplo, não é comestível - ainda bem! É difícil imaginar alguém chegar em um restaurante e pedir ao garçom o peixe humuhumunukunukuapua'a.

Portanto, é bom não arriscar e ficar apenas nas palavras básicas: aloha e mahalo (pronuncia-se marralo e significa obrigado). A palavra aloha, aliás, tem um significado tão benéfico para a imagem do arquipélago que, em 1959, tornou-se sobrenome oficial: "O Estado Aloha", que é utilizado até em placas de carros.

VEJA TAMBÉM
» Surfar no paraíso é privilégio para reis
» Conheça a ilha mais badalada do arquipélago
» O maravilhoso inferno da Grande Ilha
» Guia

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade