Orient-Express revive o glamour do século passado
4 de outubro de 1883. Na Europa, nobres, intelectuais, lordes, barões e embaixadores estavam eufóricos com a chegada do Orient-Express, o glamouroso trem que partia de Paris rumo a Istambul. Mas o entusiasmo não chegou a durar um século. As duas grandes guerras destruíram parte de seus vagões e a linha foi gradativamente desativida. Em 1977, ele fez a última viagem. Os turistas devem agradecer ao empreendedor James B. Sherwood que, cinco anos depois, trouxe de volta aquele glamour ao cenário europeu. Comprou alguns vagões originais e investiu US$ 16 milhões na reforma. Com isso, em 1982, entrou em operação o lendário Venice Simple Orient-Express, o VSOE. Hoje, seu trajeto principal é feito entre Londres, Paris e Veneza. São 30 horas dentro dele, em uma viagem nos moldes das que os nobres faziam no passado. Parte de Londres às 11h55 e chega em Veneza no dia seguinte, às 17h35. O número de brasileiros que tem o privilégio de fazer esse percurso é ainda restrito. E o porquê está exclusivamente nos preços altos: o roteiro completo (apenas ida) sai por US$ 1.970 por pessoa, incluindo todas as refeições. Na Queensberry, operadora especilizada em roteiros sofisticados, o percurso do VSOE é o mais procurado do quesito trens de luxo e, mesmo assim, pouco mais de 50 turistas do Brasil embarcam por ano. Para o presidente da operadora, Martin Jensen, a viagem é inesquecível. "Recria com glamour a aura que existia na nobreza há mais de 80 anos." Na época, não existia avião, e o trem era a forma mais sofisticada de viajar. Hoje, o turista tem direito ao espírito do Orient-Express original: culinária internacional, servida no brunch, no almoço e no jantar, em um dos três vagões-restaurantes. A sofisticação fica ainda mais realçada com os trajes dos senhores passageiros: nas áreas públicas, as senhoras desfilam com vestidos e os cavalheiros, com paletó e gravata. Para quem quiser reviver a lendária rota Paris-Istambul, ela ainda existe mas há poucas saídas por ano. Além-mar - O VSOE não é o único da companhia. O mesmo padrão de luxo inspirou outros irmãos mundo afora, com destaque para o Eastern & Oriental Express, entre Bangcoc e Cingapura, e o recém-inaugurado Great South Pacific Express, na Austrália. O Eastern & Oriental Express tem 22 vagões restaurados em cada detalhe, percorrendo os 1.943 quilômetros em três dias. Os preços variam de US$ 1.350 a US$ 3.500 (somente ida) por pessoa com tudo incluído. Dentro do cenário descontraído que é o australiano, consagrado pelas praias, pelo mergulho, e, agora mais do que nunca, pelos esportes, o Great South Pacific Express, também de estilo tradicional, parte de Cairns, passa por Brisbane e encerra o trajeto em Sydney. O primeiro trecho leva três dias, enquanto o segundo é de dois dias. Vêem-se cangurus, crocodilos, cisnes negros, coalas, papagaios coloridos e emas, além de colinas verdes e inúmeros lagos - tudo isso pelas janelas panorâmicas. El Transcantábrico - Não é só o Orient Express que se destaca em sofisticação sobre os trilhos. Na Europa, o El Transcantábrico é o luxuoso trem que, desde 1983, faz o percurso no norte espanhol, de San Sebastian a Santiago de Compostela. Num roteiro de oito dias, o visitante passa pelo País Basco, pela Cantábria, Astúrias e Galícia. Dentro dele, um hotel cinco-estrelas completo. Guia acompanhando os passeios durante as paradas, almoços e jantares nos famosos Paradores Espanhóis (traslados incluídos) e café da manhã tipo bufê. Durante a noite, o trem fica parado, um delicioso momento para aproveitar o vagão pub. E depois, dormir com tranquilidade, principalmente se o hóspede estiver numa suíte, com cama de casal, minibar, guarda-roupa e até escritório. Cada um com banheiro próprio, incluindo banheira e sauna. O pacote sai a US$ 1.350 na Queensberry. VEJA TAMBÉM: » Conheça o mundo sobre trilhos » Viaje por 100 mil destinos em 28 países da Europa » Passes de trem facilitam a vida e o bolso do turista » Ferrovias mostram EUA de maneira diferente e charmosa » Atravesse o Canadá de leste a oeste » Conheça lugares exóticos em trens luxuosos
Jornal da Tarde
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