Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
BIG APPLE

Nova York abriga pessoas de todas as partes do mundo

Roberto Romano Taddei/AE
Nova York no fim de
tarde, vista do Liberty
Park, do outro lado
do rio Hudson
Manhattan, a ilha responsável pela grande fama de Nova York, a big apple, povoada por índios algonquianos com cabelos moicanos, foi descoberta por um italiano, Verrazano, em 1524. Os holandeses vieram depois e a ocuparam. Os ingleses expulsaram os holandeses e fizeram da Nova Amsterdã a Nova York americana. No século 18 começaram a chegar os escravos negros da África. Com a independência, a cidade torna-se a capital dos EUA. Após a primeira guerra, recebe milhares de imigrantes de todo o mundo. A esta altura, a Broadway já acendia suas lâmpadas e Nova York se tornava a maior cidade americana.

Hoje, 40% da população nova-iorquina é estrangeira. Mais de 80 línguas diferentes são faladas na cidade. A babel do século 21 no entanto prospera, cresce e melhora a cada ano. Os índices de criminalidade diminuíram após a famosa operação "tolerância zero" do prefeito Rudy Giuliani, eleito em 1993. O turismo continua aquecido. Nova York é o destino americano mais visitado por turistas brasileiros, segundo relatório da Embratur.

Como toda grande cidade, Nova York é interessante, diversificada e impossível de se conhecer em apenas uma visita. É necessário ficar ali por muito tempo até entendê-la e conhecer os hábitos particulares do dia-a-dia. Num primeiro momento, vê-se repetir uma infinidade de cenas de filmes famosos passados na cidade. Desde Tarde demais para Esquecer, até o recente Um dia Especial, passando por King Kong, Faça a Coisa Certa e Tiros na Broadway, todos os passos do visitante por Nova York podem lembrar alguma cena inesquecível. Não se iluda. Aquilo tudo era filme. No real, o céu não é tão azul, as pessoas não são tão engraçadas e nem tão violentas, estranhas e confusas como em outras ficções.

A cidade tem espaço para tudo. Desde o executivo que caminha de paletó, gravata e tênis, à designer que pára em um café, abre seu iBok e não se incomoda com os turistas surpresos com sua naturalidade, até o alternativo com cabelos descoloridos que, numa praça, lê o seu New York Times. Certamente há lugar para o turista que quer passar bem, para aquele que quer perder-se entre a cidade e para os de gosto específico ou requintado.

Lá, ainda que pareça óbvio, há o Empire State, a Estátua da Liberdade, o World Trade Center, o Pier 17, Wall Street, o Soho, o Village, as grandes magazines, os cinemas, os teatros, as grandes lojas de discos e livros, os restaurantes ..., tudo isso vale uma, duas, várias visitas literalmente turísticas.

VEJA TAMBÉM:
» Diversão na terra da Broadway
» Parques estão entre os melhores do mundo
» Museus guardam preciosidades
» Nos arredores de Manhattan
» Andando por Nova York
» Dicas de viagem
» Oriente-se

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade