Um Porto Seguro para seu descanso
Gabriela Carelli/AE
|
|
Mucuge, em Porto Seguro, na Bahia
|
"Deste porto seguro, da Vossa Ilha de Vera Cruz, hoje, sexta-feira, 1 dia de maio de 1500". Assim termina a Carta de Pero Vaz de Caminha e assim começa a história do Brasil, num pedaço de terra que ainda conserva grande parte da sua beleza natural e história. Porto Seguro, com suas praias, rios, mangues e recifes, encantou os portugueses que aqui chegaram e hoje atrai milhares de turistas todos os anos, especialmente no verão, quando o calor fica mais forte e as areias repletas de corpos banhados do sol quente baiano. As barracas com mega-estruturas lotam de turistas imitando o gingado dos bailarinos que comandam a festa.
Infra-estrutura não falta à cidade. Porto Seguro é hoje o terceiro parque hoteleiro do País, ficando atrás apenas de São Paulo e Rio de Janeiro. Possui cerca de 27 mil leitos e 900 restaurantes entre pizzarias, bares, sorveterias e lanchonetes. Recentemente, o governo investiu R$ 150 milhões em obras para melhor receber os visitantes, como a abertura da BA 001, estrada asfaltada que liga Porto Seguro a Arraial D'Ajuda e Trancoso, a construção de sistema sanitário e de um novo hospital.
Assim é Porto Seguro, localizada no sul da Bahia, a 707 km de Salvador, na chamada Costa do Descobrimento. Durante o dia, os 90 quilômetros de areias e águas salgadas, os rios que vão de encontro ao mar, as piscinas naturais do Recife de Fora e as barracas de praia garantem a diversão do turista. À noite, as festas diárias, regadas a Capeta (bebida típica da cidade) e ao som de muito axé, o MPB da Passarela do Álcool, repleta de lojinhas e restaurantes típicos, e os aquários da Capitania dos Peixes fazem a alegria dos turistas. No Centro Histórico da cidade e na região ao norte, em Santa Cruz Cabrália, a história do País é contada em cada monumento.
Seja debaixo de sol ou à luz da lua, opções para transformar as férias dos turistas que aportam neste porto seguro em pura alegria são muitas. E para descansar, nada melhor que o cochilo numa rede, sob a luz fraca de fim de tarde e com a brisa do mar refrescando o calor provocado pelo sol de 30º constante.
VEJA TAMBÉM: » Barracas de praia fazem a festa da cidade » Nem só de axé vive o baiano » Uma noite pra lá do porto seguro » Piscinas naturais em alto-mar » Um litoral de rios, coqueiros, falésias e recifes » Alugue um carro e siga viagem pelo litoral sul » Museu a céu aberto » Cidade foi fundada para combater contrabando » Santa Cruz Cabrália, terra dos índios Pataxó » Saiba tudo para ir a Porto Seguro
Agência Estado
|