Nem só de axé vive o baiano
Carol Nascimento/AE
|
|
A Passarela do Álcool é ponto de partida das noites quentes de Porto Seguro
|
Apesar de ser o forte da cidade, não é só axé o que se houve em Porto Seguro. A partir das 17h começa a agitação na Av. Portugal, há mais de 20 anos conhecida como Passarela do Álcool por concentrar bares, restaurantes e barracas de bebidas decoradas com frutas tropicais, que vendem o tão conhecido Capeta. O Capeta, bebida mais pedida na região e que ajuda a "levantar o ânimo" dos turistas, não é a única opção. Existem muitas outras, menos conhecida mas não menos estimulantes, como o Orgasmo, a Lua de Mel, o Beijo na Boca, o Tira Chifre e a Espanhola. É só escolher. Nos bares e restaurantes da Passarela do Álcool o que se escuta é muita música popular brasileira. Em alguns locais é possível comer uma boa moqueca - as de peixe e camarão são as mais pedidas - ao som de voz e violão. Se tiver sorte, ainda pode encontrar um bom jazz. O cardápio vai desde comidas típicas à cozinha internacional.
Antes, ou mesmo depois, de aportar em algum lugar para jantar e relaxar, não deixe de passear pela Passarela. Em meio aos restaurantes e barracas de bebidas, camelôs, boutiques e lojas de artesanato vendem roupas, bolsas, redes e lembranças da cidade. Mas o que também atraia os turistas à Passarela é a arquitetura, que não poderia ser mais charmosa: casinhas coloniais e coloridas enfeitam toda a Avenida, numa profusão de cores e sabores.
Às 23 horas a Passarela do Álcool começa a fechar as suas portas, pois começa o agito nas Barracas de Praia, certamente muito diferentes das que se encontram pelo País afora. A Axé Moi, por exemplo, possui 30 mil metros quadrados, reunindo, inclusive, serviços terceirizados, como a Barraca de Pastel, a de Sucos e Caldos, a de Sorvetes, entre outras.
Nos luaus promovidos pelas barracas de praia também é possível esconder-se do axé. Pensando na satisfação completa dos turistas, as barracas prepararam alternativas para festas que acontecem à noite. A maioria possui uma pequena danceteria, um espaço para MPB e, algumas, uma área reservada para o pagode. Afinal, depois de alguns dias ouvindo axé, axé e mais axé, nada melhor do que descansar os pés, as cadeiras e os ouvidos.
VEJA TAMBÉM: » Um Porto Seguro para seu descanso » Barracas de praia fazem a festa da cidade » Uma noite pra lá do porto seguro » Piscinas naturais em alto-mar » Um litoral de rios, coqueiros, falésias e recifes » Alugue um carro e siga viagem pelo litoral sul » Museu a céu aberto » Cidade foi fundada para combater contrabando » Santa Cruz Cabrália, terra dos índios Pataxó » Saiba tudo para ir a Porto Seguro
Agência Estado
|