Piscinas naturais em alto-mar
Carol Nascimento/AE
|
|
Na maré baixa, formam-se piscinas naturais em função dos recifes de corais
|
Navegar pelas águas de Porto Seguro é um passeio imperdível. Além de descansar a bordo de uma escuna ou lancha é uma oportunidade única de entrar em contato direto com a fauna marinha da região, pois em muitos passeios o mergulho é a maior atração. Em geral, as embarcações são equipadas com materiais de mergulho e pesca, que devem ser alugados, e os passeios são organizados pelas agências de turismo receptivo da região. Navegando pelo Rio Tiba, ao longo da ilha de corais que separa o rio do mar, há 16 quilômetros da costa, chega-se a Coroa Alta, uma mistura de banco de areia com belos corais que podem ser vistos na maré baixa. Com a maré baixa, piscinas naturais formadas entre os corais servem de campo de estudo para mergulhadores iniciantes e profissionais. Se a preferência é pela terra firme, pode-se caminhar pelo banco de areia, formado no decorrer de milhões de anos a partir de detritos marinhos.
O mais procurado, no entanto, e também o mais bonito, é o passeio ao Parque Marinho de Recife de Fora, o terceiro maior parque marinho do País. A escuna leva os passageiros para as piscinas naturais em alto-mar, formadas pelos seus 17,5 quilômetros quadrados de corais e habitadas por peixes e moluscos de inúmeras espécies e tamanhos. Segundo biólogos, a diversidade da fauna local assemelha-se à de Abrolhos, ou seja, máscara e snorkel são equipamentos fundamentais. Como em Coroa Alta, é possível caminhar sobre a formação de corais, não esquecendo, no entanto, um calçado apropriado para proteger os pés.
Os passeios só podem ser realizados em maré baixa. Saídas da Av. 22 de Abril ou da Av. Portugal. As agências de turismo cobram em torno de R$ 25 a 30, dependendo da temporada. As embarcações não credenciadas cobram de R$ 17 a 20.
VEJA TAMBÉM: » Um Porto Seguro para seu descanso » Barracas de praia fazem a festa da cidade » Nem só de axé vive o baiano » Uma noite pra lá do porto seguro » Um litoral de rios, coqueiros, falésias e recifes » Alugue um carro e siga viagem pelo litoral sul » Museu a céu aberto » Cidade foi fundada para combater contrabando » Santa Cruz Cabrália, terra dos índios Pataxó » Saiba tudo para ir a Porto Seguro
Agência Estado
|