Um litoral de rios, coqueiros, falésias e recifes
Carol Nascimento/AE
|
|
Praia de Tororão tem a maior concentração de recifes próximos à costa
|
Passar horas sacudindo dentro do carro numa mal cuidada estrada de terra não parece ser a melhor forma de passar as férias, mas neste caso vale a pena. Na reta final, a beleza das falésias, as piscinas naturais formadas pelos recifes de corais, a areia clara, o mar azul e o céu turquesa preenchem e dominam os pensamentos.
Enfrentar estradas de terra é a única alternativa para conhecer as verdadeiras belezas naturais do litoral da Costa do Descobrimento e, arriscando ir um pouco mais além, da Costa das Baleias. As praias da cidade de Porto Seguro são animadas mas já não conservam o encanto e beleza paradisíaca de praias como as de Trancoso, Cumuruxatiba ou Caraíva, ao sul de Porto Seguro, conhecidas por serem reduto de naturalistas e artistas famosos.
Em Porto Seguro, ao longo do litoral norte da cidade, ficam as grandes cadeias de hotéis à beira-mar e as famosas cabanas onde são realizados os luaus. É o litoral badalado de Porto Seguro. Também ao norte está a cidade histórica de Santa Cruz de Cabrália e a praia de Coroa Vermelha, onde foi realizada a primeira missa do Brasil, que também guardam muito do seu encanto.
Seguindo em direção à cidade de Prado, ao sul de Porto Seguro, começa o verdadeiro show de beleza. O que se vê em quase todo litoral são coqueiros e recifes de corais que na maré baixa formam piscinas naturais. Os rios que desembocam no mar também são muito comuns e tornam a paisagem ainda mais bonita. Alguns barquinhos perdidos na beira dos rios dão um toque bucólico.
Nesta direção, as primeiras praias que encontramos são as de Arraial D'Ajuda, onde está o maior parque aquático ecológico da América do Sul, o Paradise Water Park. O parque possui excelente infra-estrututura, com bares, restaurantes, ambulatório e serviço de berçário. Sua área de lazer conta com cinco toboáguas, piscina de ondas, piscina com correnteza rodeando o parque. Em alta temporada são feitos passeios de helicóptero.
Em seguida, após um percurso pela estrada de terra, chega-se a Trancoso. Na Praia do Rio da Barra, antes ainda das praias badaladas de Trancoso - Praia de Nativos e de Coqueiros - o turista pode descansar à vontade (não, ainda não chegamos na praia do nudismo) com um banho de mar ou de rio ou uma leve cainhada pela praia. A região é um dos locais de desova de tartarugas. É na praia da Pedra Grande, há cerca de 3 km ao sul do platô onde se encontra o distrito, que está a tão conhecida praia onde alguns adeptos do naturalismo se encontram para realmente ficar à vontade.
VEJA TAMBÉM: » Um Porto Seguro para seu descanso » Barracas de praia fazem a festa da cidade » Nem só de axé vive o baiano » Uma noite pra lá do porto seguro » Piscinas naturais em alto-mar » Alugue um carro e siga viagem pelo litoral sul » Museu a céu aberto » Cidade foi fundada para combater contrabando » Santa Cruz Cabrália, terra dos índios Pataxó » Saiba tudo para ir a Porto Seguro
Agência Estado
|