Alugue um carro e siga viagem pelo litoral sul
Carol Nascimento/AE
|
|
A praia de Cumuruxatiba é uma das mais procuradas da região
|
Para quem quer se aventurar além dos limites de Trancoso, primeiro alugue um carro e escolha o destino. Segundo: é melhor se preparar para pernoitar em alguma pousada no caminho. Depois de enfrentar um estrada de terra e passar o dia debaixo do sol quente, dirigir de volta será a última opção a ser cogitada. Pousadas e chalés é o que não faltam na região. Nada de luxuoso, mas charmosas e confortáveis. Entre tantas praias paradisíacas, algumas destacam-se no roteiro: Caraíva, Barra do Caí, Cumuruxatiba, Tororão e Guaratiba. Em Caraíva não há energia elétrica e o vilarejo é habitado por descendentes da tribo dos índios pataxó e turistas, que resolveram armar moradia. Muitas casas e estabelecimentos comerciais possuem geradores de energia a diesel. Em meio à simplicidade do local, pode-se imaginar a beleza e conservação das praias da região. Foi na Barra do Caí, onde o Rio Caí se encontra com o mar, que chegaram os portugueses que, não encontrando um lugar propício para atracar, seguiram mais para o norte.
Cumuruxatiba tem mais infra-estrutura turística, com pousadas de qualidade mas com praias conservadas. Fica "no meio do caminho", entre Caraíva e Tororão. A 33 km de Prado, fica no maior e mais procurado povoado do município. O Tororão destaca-se pela enorme quantidade de recifes na beira da praia, muitos recobertos por um tapete verde, formando piscinas naturais. Uma pequena cachoeira na beira da falésia, de frente para o mar, compõe a paisagem. Não possui nenhuma infra-estrutura turística, recebendo poucos visitantes, mesmo na alta estação.
A praia de Guaratiba destaca-se pela sua excelente infra-estrutura. Localizada dentro do Condomínio Praia de Guaratiba, possui barracas de praia bem organizadas, dispostas ao longo do litoral. Para entrar, basta identificar-se na entrada.
O ideal é hospedar-se por 3 ou 4 dias em Prado, Cumuruxatiba ou Alcobaça e conhecer aos poucos a região. Depois disso, seguir viagem pela estrada de terra fica mais fácil. Difícil é querer ir embora.
VEJA TAMBÉM: » Um Porto Seguro para seu descanso » Barracas de praia fazem a festa da cidade » Nem só de axé vive o baiano » Uma noite pra lá do porto seguro » Piscinas naturais em alto-mar » Um litoral de rios, coqueiros, falésias e recifes » Museu a céu aberto » Cidade foi fundada para combater contrabando » Santa Cruz Cabrália, terra dos índios Pataxó » Saiba tudo para ir a Porto Seguro
Agência Estado
|