Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
BAHIA

Cidade foi fundada para combater contrabando

Gabriela Carelli/AE
Vista da paisagem da
Cidade Alta
Antiga Vila de Nossa Senhora da Pena, Porto Seguro foi fundada em 1535 como sede da Capitania Hereditária de Porto Seguro. Deveria funcionar como "um conjunto articulado de povoados para combater o contrabando de pau-brasil, sujeitar os índios ao trabalho nos engenhos de açúcar, proteger os colonos e organizar expedições em busca de riquezas minerais", conforme texto gravado em placas turísticas. Suas ruínas e os principais monumentos são registros de diferentes momentos desta longa história. O município é tombado pelo Patrimônio Histórico Nacional. Afinal, foi ali que se estabeleceu um dos primeiros povoados do País.


Entrando na cidade pela Praça da Misericórdia, avista-se a Igreja da Misericórdia. Construída em 1526, é considerada a igreja mais antiga do País. A decoração interior é simples e rústica. Entre as imagens, destaca-se o Senhor dos Passos e um Cristo crucificado. Seguindo em direção à Praça Pero Campos de Tourinho, vêem-se as construções coloniais e o Marco do Descobrimento (ou de Posse), com o litoral azul de Porto Seguro ao fundo. Isso porque a cidade se encontra no alto de um morro, oferecendo ao turista uma belíssima visão panorâmica da cidade. Também por isso o local é conhecido por Cidade Alta. Era para esta praça que convergiam todas as antigas ruas do Centro Histórico, que chegou a ter 145 construções no século 19.


Na Praça estão a Matriz Nossa Senhora da Pena, a Antiga Casa de Câmara e a Cadeia. A Igreja guarda em seu interior imagens sacras dos séculos 16 e 17, destacando-se a de São Francisco de Assis, de 1503, a mais antiga do País. A imagem ficava na Igreja Outeiro da Glória, de 1503, que segundo "reza a lenda" foi destruída num ataque indígena. A Casa de Câmara e Cadeia, com suas grades de ferro e pau-brasil, hoje abriga o Museu da Cidade. Construída pelos jesuítas em 1772, era temida em toda Bahia pois, conta-se, quem entrava ali não saía vivo. O Marco da Posse guarda em torno de si uma polêmica: não se sabe se foi colocado ali em 1503 por Gonçalo Coelho ou em 1526 por Cristóvão Jacques. Mas seja qual for a resposta, o Marco simbolizava o domínio daquelas terras pelos portugueses


Seguindo caminho, os visitantes atravessam uma estreita ruela, com casas coloniais coloridas de ambos os lados, que hoje abrigam pequenas lojas. Todas elas eram ligadas internamente umas às outras para proteger as mulheres caso alguma invasão acontecesse enquanto os homens estavam fora da cidade. Algumas casas, para evitar degradação, estão desocupadas, como é o caso da casa de Antônio Ricaldi, primeiro médico formado que morou na cidade, conquistando enorme prestígio na época.


Por fim, vale conhcer a Igreja de São Benedito, construída pelos jesuítas em 1551 e usada então para catequizar os escravos na fé cristã.

VEJA TAMBÉM:
» Um Porto Seguro para seu descanso
» Barracas de praia fazem a festa da cidade
» Nem só de axé vive o baiano
» Uma noite pra lá do porto seguro
» Piscinas naturais em alto-mar
» Um litoral de rios, coqueiros, falésias e recifes
» Alugue um carro e siga viagem pelo litoral sul
» Museu a céu aberto
» Santa Cruz Cabrália, terra dos índios Pataxó
» Saiba tudo para ir a Porto Seguro

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade