Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
ALEMANHA

Um giro pelos museus e lojas berlinenses

Berlim tem mais museus que dias de chuva. São 170 instituições que guardam preciosidades da arte e da história da cidade e do mundo. Na Ilha Spree, quatro museus ocupam construções que revelam a época dos objetos à mostra. Com colunas jônicas ou fachadas rococós, eles apresentam obras da Antiguidade até o barroco.

Uma das jóias do Pergamon-Museum, voltado para a arte clássica, é o altar: um monumento grego esculpido no ano 2 a.C. Já o SammlungBerggruen, no Scholossstrasse, apresenta uma das mais completas exposições de Picasso. Na Estação Hamburger, o Museu da Contracultura guarda obras alternativas. Na Gemaeldegalerie, mais de mil pinturas de diversos artistas - de Raffael e Botticelli a Rembrandt.

Os museus históricos também são fabulosos. O passado de Berlim pode ser revivido no Checkpoint Charlie. Uma casa pequena concentra a história do muro que separava o Ocidente do Oriente. E narra desde a construção, em 13 de agosto de 1961, até a sua queda, em 1989.

Antiga prisão - Outro museu impressionante é o Topographie des Terrors. Montado em uma antiga prisão dos nazistas, ele remonta, com depoimentos de sobreviventes e imagens, às condições que os prisioneiros, principalmente judeus, eram submetidos.

Depois de uma dose de cultura, nada melhor que ir às compras. A Rua dos Franceses é um exemplo vivo da transformação urbana que vem ocorrendo na cidade. Há dez anos só ruínas compunham seu cenário. Hoje, é uma das principais ruas de compras de Berlim. Foi inaugurada ali uma filial da loja de departamentos francesa Galeries Lafayette.

Diferentemente da matriz em Paris, a loja foi projetada com recursos modernos. Admirar é o suficiente. O átrio em seu interior é como um quebra-cabeça. Os espaços vazios formam um imenso balão de vidro e metais.

Complexos de compras - Outro exemplo da rápida ascensão dos complexos de compras está em Postadamer Platz. Em cinco anos foi construído na região o Daimler-City, um shopping com mais de 100 lojas, teatro e uma rede de cinemas, o Sony Center. Ali também se encontra o recém-inaugurado Museu do Cinema.

A maior loja de departamentos da Europa também fica em Berlim: KaDeWe Kaufhaus des Westens. Ela é bem antiga e fica no setor ocidental da cidade.

Sua grande atração está no sexto andar, destinado aos produtos alimentícios.

Para quem coleciona antiguidades, vale ir ao mercado de pulgas na Friederichstrasse - nos fins de semana. Produtos do gênero também podem ser encontrados em lojas próximas da Winterfeldplazt.

VEJA TAMBÉM:
» Berlim é uma nova metrópole
» Parlamento alemão é atração turística
» Dez anos de reunificação
» A noite é uma surpresa sem-fim
» Saiba como ir para Berlim

Jornal da Tarde

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade