Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
ARGENTINA

Terra do Fogo, mais de 12 mil anos de história

Reprodução / Acervo do Museu do Fim do Mundo
a região começou a ser ocupada pelos
índios fueguinos há 12.600 anos
A história da ocupação humana na Terra do Fogo - que tem sua capital em Ushuaia, a última cidade do fim mundo - remonta há 12.600 anos, quando a região começou a ser ocupada pelos índios fueguinos, assim chamados pelos espanhóis por fazerem fogueiras permanentes no inverno - ou talvez por terem feito várias fogueiras de aviso quando avistaram as caravelas dos primeiros navegadores europeus, na expedição de Fernão de Magalhães, em 1520.

Ainda não se sabe se os fueguinos seriam descendentes de migrantes da Ásia que chegaram à América do Norte, há pelo menos 40 mil anos, pelo Estreito de Behring, ou se descenderiam de populações da Austrália e Oceania, vindas por mar, em épocas talvez posteriores. Em praias perto de Ushuaia, sambaquis de mais de 6 mil anos atestam a presença humana no local por imensos aglomerados de conchas e ossos de animais, como leões-marinhos e pingüins, que serviam de alimento para povos que já construíam objetos de pedra.

Apesar de fria, essa região fornecia madeira e alimentos em abundância para os índios, que se dividiam em quatro tribos nômades. Duas, os ona e os haush, habitavam o lado direito da ilha e eram conhecidos pelos espanhóis como "homens a pé", pois dedicavam-se à caça de guanacos, roedores e raposas, em terra firme. As duas outras tribos eram chamadas de "homens de canoa" e compunham-se basicamente de pescadores que se distribuíam da região de Ushuaia até o recortado litoral do Chile: eram os yahganes e os alacaluf. A indumentária era parecida: protegiam-se do frio vestindo mantas de peles de animais e andavam nus quando o clima permitia.

Colonização tardia - Ninguém se interessou por colonizar essas frias terras do fim do mundo e os fueguinos foram deixados em paz. Mas foi por causa dessas tribos que o arquipélago que forma a parte meridional da América do Sul passou a ser chamado de Terra do Fogo. Acabou dividido entre o Chile (Província de Magalhães) e a Argentina (Terra do Fogo, ao sul da Patagônia). Ushuaia, a capital da província argentina, é uma palavra yamana e quer dizer: "baía que mergulha no poente".

O clima frio conseguiu impedir a colonização até o século 19, mas mesmo assim os nômades fueguinos se ressentiram da presença dos brancos, que para lá passaram a mandar crescentes levas de navios caçadores de baleias e lobos-marinhos, principalmente a partir do final do século 18, diminuindo sua oferta de alimento. Expedições científicas também visitaram a região, como a do capitão Fitz Roy, a bordo do Beagle, que descobriu o canal que leva o nome de seu navio.

Leia mais:
» Ushuaia, a cidade do fim do mundo
» Descubra o que fazer na terra do fim do mundo
» Passeios de barco exibem a vida dos mares gelados
» Cidade é um agitado centro turístico
» Museu Marítimo ocupa área de antigo presídio
» Esquiando pertinho do mar
» Escolha sua estação de esqui
» Influência européia destruiu as tradições nativas

O Estado de S. Paulo

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade