Turismo Notícias  
Boletim

Fale conosco
NATAL

Passeio de buggy é obrigatório para tradicionalistas

O litoral norte do Estado oferece desde a tranqüilidade edênica das suas praias semidesertas até a adrenalina das montanha-russas naturais, proporcionada pelos passeios de buggy. Para quem gosta de uma boa aventura, o programa é obrigatório.

Há diversos trajetos, basta entrar em contato com o Sindicato dos Bugueiros (o Sindbuggy) e escolher aquele que mais agrada. O principal é o que sai de Genipabu ou Natal - os bugueiros pegam o turista no hotel - e passa por 14 praias, até chegar a Rio do Fogo, a 86 quilômetros da capital. O passeio pode terminar no Parque Turístico e Ecológico Dunas de Genipabu, quando o crepúsculo oferece visões paradisíacas.

Parar e apreciar a Lagoa de Genipabu, dentro do parque, é outro compromisso de deleite. Como quase todas sublimes paisagens que o lugar proporciona, a lagoa, que fica num vale, surge após a subida de uma das dunas de até 80 metros. Então, a ordem é sentar, observar, meditar e deixar a paz reinar, vislumbrando a areia que anda lentamente sobre a superfície.

Há outro trajeto que vai mais longe e chega à Praia de Touros, a 96 km de Natal. Mas dura quase dez horas. Para quem acha que é pouco, saiba que passar todo esse tempo dentro de um buggy pode ser desconfortável. E como esta é uma das regiões onde mais venta no País - os ventos alíseos da África sopram direto sobre a costa, pouco recortada por baías e sem prédios - não se sente o sol. Mas chega a marcar mais de 30ºC.

Outra opção de passeio, mais curto que os anteriores, leva à Praia de Muriú, no município de Ceará-Mirim, a 44 km da capital potiguar. O maior de todos, entretanto, é o que vai de Natal a Fortaleza (CE) pela praia. A aventura dura quase cinco dias, com hospedagem em pequenas pousadas. Pode ser feito de buggy ou Land Rover e o retorno é feito de ônibus. Quem oferece é também o Sindbuggy.

Ecologicamente correto - Na hora de escolher o passeio, verifique se o bugueiro é cadastrado no Sindbuggy, procurando pelo adesivo da entidade na lataria do veículo. Isso porque somente os sindicalizados fazem as rotas ecologicamente corretas evitando estragos à natureza e passando longe das multas.

Irresponsabilidades ecológicas quase destruíram um dos principais pontos turísticos de Natal, na Praia de Ponta Negra. A duna do Morro do Careca, símbolo da cidade, tinha 120 metros de altura quando os passeios de buggy começaram ali. Por causa do desgaste da areia ao longo dos anos, hoje ela não tem mais de 60 m, e os passeios para lá foram proibidos.

Evitando que o mesmo aconteça em Genipabu, os bugueiros são instruídos pelo sindicato a procurar rotas e horários alternativos. Desrespeitar esses trajetos na frente de um fiscal é multa na certa.

Leia mais:
» Genipabu, a terra dos dromedários
» Norte do Estado traz paisagens e emoções inesquecíveis
» Viagem para o sul é certeza de agito
» História de dia, badalação à noite
» Mergulhe num paraíso submerso na Costa de Maracajaú
» Saiba mais

Agência Estado

volta para notícias
 
» Conheça o Terra em outros países Resolução mínima de 800x600 © Copyright 2006,Terra Networks, S.A Proibida sua reprodução total ou parcial
Anuncie | Assine | Central do Assinante | Clube Terra | Fale com o Terra | Aviso Legal | Política de Privacidade