TURISMO
(digite + enter)

» MetaBusca
TERRA
OUTROS CANAIS

360 GRAUS

» Amyr Klink
» Aventura
» Bonito
» Chapada dos Guimarães
» Extremoss
» Giro pela América
» Mergulho
» Mountain Bike
» Expedição Nômade
» Noronha
» Off Road
» Petar
» Rafting
» Rota Austral
» Trekking
» Videoteca
» Audioteca

FALE CONOSCO
Entre em contato e envie críticas e sugestões
ITAMAR MIRANDA/AE

ESPANHA VERDE
Um roteiro cheio de boas surpresas

Fugindo do tradicional roteiro, a Espanha Verde, que inclui as regiões do País Basco, Cantábria, Principado de Astúrias e Galícia, é uma região muito bela, com grande diversidade paisagística e cultural. A Espanha é um dos países mais visitados da Europa, e tem clima invejável. Sol, praia, mar e uma gastronomia sem igual, combinados ao espírito alegre dos espanhóis fazem deste um percurso inesquecível.

A Galícia tem sua geografia marcada por pastos verdinhos que contrastam com a beleza de um mar tranqüilo. É onde se encontra o melhor marisco do mundo, como garantem por lá. No século 9, foi descoberta na Galícia a tumba do apóstolo Tiago, numa região que hoje é famosa no mundo inteiro: Santiago de Compostela. O lugar passou a ser alvo de grandes peregrinações, e lá foi erguida a Catedral de Compostela.

Como na época, o trajeto apresentava inúmeros perigos para os fiéis, conhecidos como jacobitos, a Ordem dos Templários decidiu construir igrejas, hospitais e albergues para proteger os viajantes. Atualmente, o Caminho de Santiago é uma das rotas de peregrinação mais importantes do mundo. Em 1993, a Rota Jacobea foi declarada Patrimônio da Humanidade. Um dos primeiros peregrinos do Caminho de Santiago foi o bispo francês de Le Puy, Godescalc, que fez o trajeto no ano de 951. E um dos mais famosos, na Idade Média, foi Aymeric Picaud, monje da localidade francesa de Poitou. Ele escreveu, no ano de 1130, um dos primeiros relatos de viagem sobre o caminho. O "Guia do Peregrino de Santiago de Compostela", trazia imprescindíveis orientações para os viajantes.

ROTEIRO POR IMAGENS
Clique nas fotos para conhecer trechos da viagem:

O melhor período para fazer a viagem vai de maio a setembro, sendo que o mês de julho é o ponto alto das festas. Para fazê-la, deve-se procurar a Associação de Amigos do Caminho de Santiago e providenciar uma credencial especial de peregrino.

LÍNGUAS E DIALETOS VARIADOS

Na Espanha, há mais de 30 línguas e dialetos falados nas diferentes comunidades autônomas. Na Galícia, por exemplo, a tradição mantém vivo o galego, um idioma semelhante ao português; e no País Basco, o euskera é dominante.

A zona de Astúrias, banhada pelo mar Cantábrico, é muito procurada para as férias de verão, mais precisamente a região de Gijón. Ela ostenta praias calmas, são 345 quilômetros de costa, e um relevo formado por suaves colinas e altas montanhas. O departamento de turismo local divulga a região com o slogan "Astúrias sempre paraíso natural".

Os asturianos são firmes no propósito de preservar a tradição. Uma construção típica deste lado da Espanha são os horreos, um tipo de casa elevada por pedras para evitar a umidade e a invasão de animais silvestres. Oviedo é a capital política, histórica e universitária. Um bom programa na Província de Astúrias é conhecer a rota dos museus.

PRAIAS, VINHAS E ESPORTES RADICAIS

A Cantábria, antiga província de Santander, preserva bem sua história, assim como seus patrimônios naturais. É uma região aberta para o mar e cercada por altas montanhas. São 58 praias com características dispares e todas muito bonitas. A Cantábria também atrai grande número de aficionados por esportes radicais.

Na província de LogroÏo, a grande atração são os deliciosos vinhos. No País Basco, em Rioja e Álava, existe uma tendência agrícola mais acentuada. O outono traz uma beleza singular às vinhas. As folhas das plantações mudam de cor - do verde, passam para o vermelho intenso e, finalmente, o amarelo - formando um encantador cenário. Lá a produção do vinho ainda é feita de forma medieval, os homens entram em enormes tinas de madeira e pisam as uvas.

No País Basco e nas demais comunidades espanholas, a gastronomia é uma atração à parte. Em todo o lugar há excelentes restaurantes. Independente de ser um estabelecimento cinco estrelas ou um pequeno restaurante familiar, a comida é sempre elogiada e, o que é melhor, muito barata.

GUIA
» Site oficial da Galícia sobre o caminho de Santiago: www.xacobeo.es
» Associação de Amigos do Caminho de Santiago do Brasil Tel: (0xx11) 6959.6107
» Centro Oficial de Turismo Espanhol Tel: (0xx11) 3675.2000 E-mail: turespanha@cidadanet.org.br

Agência Estado

Volta

Copyright © 1996-2006 Terra Networks S.A . Todos os direitos reservados. All rights reserved.