11 comportamentos tóxicos que as pessoas que se fazem de vítimas têm sem saber que isso os delata
Coisas ruins acontecem com todos nós, mas permanecer no ciclo da negatividade sempre tem um custo e começa na autoestima e nas relações sociais
Existem pessoas que podem ser definidas como "vampiro emocional". Sempre que acontece alguma coisa, elas se vitimizam em qualquer circunstância. Certamente em algum momento da sua vida você já se deparou com alguém assim. Uma pessoa que parece presa no papel de vítima.
Não dizemos que tudo o que nos acontece é culpa nossa, mas não é real que sejamos vítimas de tudo o que nos acontece, e há pessoas que, nesse papel de vítimas, se sentem confortáveis mesmo que não seja o melhor padrão para eles ou para aqueles ao seu redor. Assim sendo, esses 11 sinais irão te ajudar a detectar aquela pessoa que sempre se vitimiza.
Leia também: Gaslighting: como reconhecer que você está sendo manipulado?
1 - É sempre culpa de outra pessoa
É o sinal mais claro. Eles nunca são responsáveis por nada. Todos nós, em maior ou menor grau, cometemos erros. Ninguém é poupado. Todos cometemos erros, erramos e erramos.
Errar não mede o seu valor como pessoa e entender que nenhum erro nos define nos ajudará a começar a ser capazes de aceitar a culpa, assumi-la e aprender com ela. Alguém que sempre faz o papel de vítima nunca assume a responsabilidade por seus erros ou os admite.
2 - Drama é seu melhor amigo
...
Veja também
Estresse: quais os sintomas físicos e emocionais?
Esses pequenos hábitos diários podem melhorar sua confiança e autoestima sem você perceber
11 comportamentos tóxicos que as pessoas que se fazem de vítimas têm sem saber que isso os delata
Pessoas sem amigos próximos têm esses oito comportamentos sem nem perceber