11 dicas de alimentação para anemia
De carne vermelha ao tofu, veja agora quais são os alimentos que quem tem anemia deve ter sempre no cardápio.
Além do ferro, a alimentação para anemia deve incluir zinco, vitamina C e vitamina B12. Neste contexto, a dieta deve ser rica em nutrientes para combater e se recuperar dessa condição clínica.
Se você tem anemia, você provavelmente já ouviu alguém falar que você precisa comer alimentos com ferro. Mas, será que só o ferro deve estar presente na alimentação para anemia para resolver esse problema?
Bom, além de uma alimentação rica em ferro, também é preciso incluir outros nutrientes no cardápio da pessoa que tem anemia, como zinco, vitamina C e vitamina B12.
Por isso, é preciso que a dieta de uma pessoa com anemia seja rica em nutrientes que irão ajudá-la a combater e até mesmo se recuperar dessa condição clínica.
Nesse artigo, vamos te mostrar dicas de alimentação para anemia que vão ajudar quem tem essa doença a ter uma vida mais saudável.
Continue lendo para saber mais!
O que é anemia?
A anemia é classificada pela Organização Mundial da Saúde como uma condição clínica. Ela acontece quando o número de glóbulos vermelhos no sangue está abaixo do normal ou esses glóbulos estão trabalhando de maneira disfuncional.
Esses glóbulos são os responsáveis pelo transporte de oxigênio do pulmão para o resto do corpo. Por isso, quando eles estão em falta ou trabalhando de maneira fora do comum para o corpo, o fluxo de oxigênio que vai para os órgãos é prejudicado.
Existem dois tipos de anemia: as adquiridas, que surgem como consequência das hemorragias ou da falta de ferro no organismo, e as hereditárias, que exigem cuidados especiais. Entre as anemias hereditárias estão a talassemia e a anemia falciforme.
Alguns dos sintomas da anemia são cansaço, palidez, falta de ar, tonturas e batimento cardíaco acelerado. O diagnóstico da anemia é feito por meio de um exame de sangue, no qual é possível analisar os níveis de ferro e de glóbulos vermelhos no sangue, assim como zinco, proteínas e vitaminas.
Apesar de ser uma doença comum — no Brasil, cerca de 2 milhões de pessoas são diagnosticadas todos os anos com anemia —, é importante tratá-la para garantir uma boa saúde ao paciente.
Entre as recomendações para o tratamento da anemia estão a suplementação com ferro e vitamina B.
Além disso, no caso de perda de sangue, pode ser necessária a transfusão de sangue e até mesmo o uso de medicamentos que ajudam a formar células sanguíneas.
Além da suplementação de ferro por meio de medicamentos, também é recomendada uma dieta com nutrientes e alimentos ricos em ferro.
11 dicas de alimentação para anemia
Agora que você já sabe o que é anemia, como ela pode acontecer e que uma boa alimentação é usada como tratamento para essa condição, é importante saber quais alimentos incluir na dieta de quem tem anemia.
Porém, é importante sempre se lembrar: apesar das nossas dicas, apenas um profissional pode montar uma dieta apropriada para você, cumprindo todas as suas necessidades nutricionais e adaptada à sua rotina para que você tenha uma alimentação saudável.
Por isso, mesmo com nossas dicas, procure um médico para te orientar a como tratar sua anemia.
1. Carne vermelha
A carne vermelha possui ferro e vitamina B12 em abundância, os quais são os nutrientes que quem tem anemia precisa consumir para melhorar sua condição.
Carnes brancas — como peixes e frango — também possuem ferro, mas, por ser em menor quantidade, recomenda-se que seu consumo seja alternado com o consumo de carne vermelha, que deve ser preferência.
2. Feijão preto
Rico em ferro, o feijão preto é necessário no prato de quem vive com anemia.
Mas, é preciso estar atento, pois esse tipo de feijão é rico em um tipo de ferro comum em alimentos de origem vegetal chamado ferro não heme.
Uma das principais características desse tipo de ferro é ser mais difícil de ser absorvido pelo intestino, portanto, é preciso comer o feijão preto com alimentos ricos em vitamina C, que auxiliam na absorção de ferro pelo intestino.
Entre os alimentos ricos em vitamina C que podem ser combinados com o feijão preto estão a laranja, a acerola e a goiaba.
3. Fígado
O fígado divide opiniões, mas é um fato que ele é o melhor amigo de quem convive com anemia. Seja o fígado bovino ou de frango, neste órgão há uma quantidade de ferro favorável a quem tem anemia, o que vai ajudar na produção de glóbulos vermelhos pelo sangue.
Apesar dessa vantagem, não é recomendado comer fígado todo dia: além do ferro, ele também contém metais pesados, como chumbo, que podem ser prejudiciais para o ser humano.
4. Espinafre
O espinafre faz parte das folhagens verdes escuras, conhecidas por serem ricas em ferro e ácido fólico — que são nutrientes necessários para combater a anemia.
Aqui, vale comer o espinafre cru ou cozido, em sucos e até mesmo como acompanhamento em receitas. Além disso, diferentemente do fígado, não há um limite de consumo, portanto, se você gosta de espinafre, fique à vontade para consumi-lo.
Na categoria de vegetais de folhas escuras que são tão bons para quem tem anemia quanto o espinafre também estão o brócolis, o agrião, a rúcula, a ora pro nóbis e a couve.
5. Ovo
Além de ser o melhor amigo de quem faz dieta, o ovo também pode ser o melhor amigo de quem tem anemia. Isso porque ele é rico em ferro, ácido fólico e vitamina B12, os nutrientes necessários para a formação de glóbulos vermelhos no sangue.
O ovo é conhecido por ser versátil e caber em diversas receitas. Ou seja, quem tem anemia não precisa se ater a uma única forma de comer esse alimento.
6. Aveia
A aveia é rica em ferro e também é vista como um ingrediente versátil, podendo servir como acompanhamento em frutas e iogurtes, ingrediente em pães e bolos e até mesmo para aquele famoso mingau de aveia.
Ou seja, a aveia pode ser consumida por quem possui anemia — e a variedade de receitas que podem ser feitas com ela são vantajosas para evitar a repetição do cardápio.
7. Cacau em pó
O cacau possui boas quantidades de ferro, ou seja, é um ótimo alimento para quem tem anemia. Mas, não se preocupe se você não gosta do amargo do cacau: o chocolate amargo também funciona como um alimento que combate a anemia.
Ou seja, é uma ótima sobremesa para incluir no cardápio. Além do chocolate, é possível usar o cacau em sobremesas também.
8. Tofu
Alimentos à base de soja são conhecidos por ter boas quantidades de ferro e o tofu é um deles.
Por ser um alimento de origem vegetal, é possível usá-lo para substituir a carne para pessoas veganas e vegetarianas que sofrem com anemia.
O tofu funciona bem em saladas e lanches e também serve como base para preparos, como o de panquecas e tortas.
9. Laranja
Rica em vitamina C, a laranja deve ser consumida com alimentos ricos em ferro. Isso porque a vitamina C é um nutriente que contribui para a absorção do ferro pelo intestino, ajudando a combater a anemia mais rápido.
10. Goiaba
Aqui, é a mesma regra da laranja: a goiaba é rica em vitamina C, o que ajuda quem consome a absorver o ferro de forma mais fácil. Ou seja, é importante consumi-la, assim como é importante consumir alimentos ricos em vitamina C.
11. Leite e derivados
Laticínios são ricos em vitamina B12 e vitamina A, que, assim como a vitamina C, contribuem para a absorção de ferro no organismo.
Mas, aqui, é preciso dosar esses alimentos pois eles também são ricos em cálcio, o que pode atrapalhar a absorção do ferro quando consumido em excesso.
O que não se pode comer quando se tem anemia?
Quem tem anemia deve evitar o consumo de alimentos que impedem a absorção de ferro pelo organismo.
Alguns dos alimentos que atuam dessa forma são refrigerantes, café, chá-preto, chá-verde, chá-mate e chocolates.
Além disso, recomenda-se evitar bebidas alcoólicas, que também atrapalham a absorção de ferro.
Como melhorar a anemia por meio da alimentação?
Como já vimos anteriormente, consumir alguns tipos de alimentos pode contribuir para a melhora da anemia.
Isso porque alimentos ricos em ferro contribuem para o aumento desse nutriente no organismo, o que, por sua vez, contribui para a formação e o fortalecimento de glóbulos vermelhos no sangue.
Além disso, é fundamental que os alimentos ricos em ferro sejam consumidos junto a alimentos que facilitam sua absorção, como aqueles ricos em vitaminas C e B12.
Apesar de contribuir para a melhora da condição, a alimentação não deve ser a única forma de tratamento: é importante que ela seja aliada de um tratamento médico especializado, que monitore a evolução da anemia e dê o aconselhamento necessário para o paciente.
Agora que você já sabe do que é bom na alimentação para anemia, continue sabendo mais sobre como cuidar da sua saúde no Terra Você!