11 dicas para levar o bebê ao restaurante e retomar a vida social
9 dez
2022
- 07h01
Exibir comentários
Sair com criança pequena é sempre uma caixinha de surpresas. Tanto pode dar certo, com o bebê calminho a maior parte do tempo, quanto gerar choro e irritação. Não é por isso, no entanto, que vocês precisam ficar em casa e se privarem de se divertir. Acostumar a criança com o ambiente de um restaurante, aliás, é ótimo para incentivá-la a comer sozinha e a experimentar de tudo à mesa. Veja algumas sugestões para a ocasião:
- Leve o carrinho ou a cadeirinha portátil. Como a criança já está acostumada, você reduz a chance de ela fazer birra ou chorar. Além disso, os cadeirões dos estabelecimentos via de regra só servem para bebês que já se sentam sozinhos - mesmo que seja o caso do seu filho, pode surgir um estranhamento e ele não ficar à vontade.
- Se ele já se senta, mas às vezes ainda tomba para um dos lados, você pode improvisar um "cinto" com uma fraldinha amarrada ao cadeirão, para ajudar no equilíbrio.
- Fique longe de lugares muito barulhentos ou com música ao vivo, pelo menos nas primeiras vezes. Mas também não vá a lugares completamente silenciosos, para que o bebê se distraia explorando o ambiente.
- Desde que não haja corrente de ar perto da mesa, procure se sentar próximo da saída. Se o bebê chorar, você pode distraí-lo com um pequeno passeio.
- Leve brinquedinhos e até mesmo um pratinho com uma colher. Ainda que a alimentação seja exclusivamente à base de leite materno, o bebê pode brincar de comer. Deixe em casa, porém, os brinquedos barulhentos, para não atrapalhar os demais.
- Leve o sling, para caso de necessidade - suas mãos ficam livres para comer.
- Procure sair num horário que não prejudique os hábitos de sono da criança.
- Faça reserva: isso garante que vocês não ficarão esperando na fila e o bebê vai se cansar menos.
- Caso ele ainda não tenha tomado todas as vacinas, procure um restaurante bem arejado e fiquem um pouco mais afastados da concentração de pessoas.
- Cheque antes se o espaço tem trocador.
- Relaxe. Os bebês sentem o nervosismo dos pais e ficam nervosos também. Se ele chorar, chorou. Não ligue para os olhares das pessoas. Todo mundo já foi bebê um dia.
E mais:
Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.