13 sinais de que você é realmente introvertido (e não tímido) de acordo com a psicologia
Ao contrário da timidez, a introspecção não gera ansiedade ou limitações no desenvolvimento social
Carl Jung descreveu a extroversão e a introversão em sua teoria da personalidade e a dimensão introversão-extraversão também foi definida na escala de personalidade Myers-Briggs (MBTI). Mas, muitas vezes, tendemos a confundir introversão com timidez e usamos os dois termos como se fossem sinônimos, quando, na verdade, eles têm diferenças importantes. Embora ambos evitem interações sociais, são causadas por motivos diferentes.
Segundo o psicólogo clínico Manuel Escudero, "a timidez é um traço de personalidade que afeta as relações pessoais e quem a vivência apresenta comportamentos que limitam o seu desenvolvimento social no dia a dia".
Os tímidos podem sentir medo ou vergonha ao interagir com outras pessoas. Por outro lado, quem é introvertido (uma das cinco dimensões que definem todas as personalidades) tem tendência a preferir a solidão ou as atividades individuais à conexão social, mas não porque essas relações gerem ansiedade, mas simplesmente porque prefere não as ter.
Se você tem dúvidas se é uma pessoa tímida ou simplesmente introvertida, vamos esclarecê-las e explicar 11 características ou sinais de um introvertido, de acordo com a psicologia.
1. Gostar da solidão
Você não tem medo da solidão, você gosta dela. Na verdade, você precisa dela para recarregar suas baterias. Um introvertido gosta de um ambiente social, mas às vezes se sente exausto ao passar muito tempo com outras pessoas.
...
Veja também
13 sinais de que você é realmente introvertido (e não tímido) de acordo com a psicologia
Metade dos brasileiros guarda dinheiro para gastar com amantes, revela pesquisa