18 semanas de gravidez: o desenvolvimento do bebê
Pode ser que na última semana, você tenha vivido a emoção de sentir seu bebê mexer. Algumas mães sentem, com 18 semanas de gravidez, mas ficam na dúvida se foi um movimento dele ou não. Provavelmente, é sim. Preste atenção nos próximos e logo você aprenderá a identificar. Dentro de mais um tempinho, seu companheiro (a) também vai poder sentir, colocando a mão sobre a sua barriga, mas ainda é cedo para isso.
Com 18 semanas de gravidez, seu bebê está com pouco mais de 14 cm, tamanho equivalente ao de um pimentão. Começa nesta fase a produção de mecônio, o primeiro "cocô". É uma substância preta e grossa que você verá durante a primeira troca de fraldas, resultado da combinação de líquido amniótico, células mortas e secreções do intestino. Outra informação importante é que o seu filho, a partir de agora, também está desenvolvendo suas futuras impressões digitais.
18 semanas de gravidez: menino ou menina?
A partir desta semana, você pode fazer o ultrassom morfológico do segundo trimestre. É um exame superimportante e que deve ser realizado entre a 18ª e a 24ª semana de gravidez. Alguns médicos recomendam que ele seja feito depois da 20ª semana. No exame, são analisados as câmaras do coração, os órgãos internos, a estrutura óssea, a cabeça e os membros. Na face, já é possível detectar se há lábio leporino ou fenda palatina - o que ocorre com 1 a cada 700 bebês em média.
Dependendo da posição do bebê no útero, você vai descobrir se está esperando um menino ou uma menina! Se você e seu parceiro (a) fizerem a opção de não saber o sexo antes do parto, avise antes de começar o exame, porque o médico pode deixar escapar.
É também nesse exame que se verifica a presença de espinha bífida. É quando a espinha não se fecha totalmente e, na sua forma mais grave, uma parte da medula acaba ficando exposta (chamada de mielomeningocele). A boa notícia é que dá para operar o bebê dentro do útero materno. Essa é a vantagem de descobrir o problema no morfológico.
Seu corpo com 18 semanas de gravidez
Os seios e a barriga aumentam de tamanho a uma velocidade incrível agora. É incrível poder ver seu filho crescer aí dentro e saber que está tudo bem com ele. Porém, em algumas mulheres, por volta das 18 semanas de gravidez (ou um pouco depois) começam a surgir as marcas de estrias. Caracterizadas por linhas arroxeadas, róseas ou brancas, elas costumam aparecer na pele do abdome, dos seios, da região lombar e dos glúteos.
Durante a gestação, a pele estica, por causa da distensão do abdômen, e acontecem várias alterações hormonais. Para amenizar, capriche na hidratação e na alimentação, incluindo no cardápio itens que sejam ricos em vitamina E, como castanhas, azeite de oliva e abacate. Se incomodar muito, converse com seu dermatologista. Não use produtos sem antes conversar com seu médico, combinado?
E mais:
Quer saber mais? Assine a newsletter de BabyHome e receba toda semana mais dicas sobre como o seu bebê está se desenvolvendo. É rápido e grátis.