4 atividades físicas para quem tem doenças pulmonares
Elas podem melhorar a respiração e o condicionamento físico, além de aprimorar a qualidade de vida como um todo
A prática de atividades físicas pode trazer muitos benefícios para quem tem problemas pulmonares. Entre eles, melhoram principalmente da respiração e da tolerância à realização de esforços, já que, uma vez habituado à carga de exercícios, o corpo fica mais forte e aprende a usar o oxigênio de maneira mais eficaz.
"A exceção para a realização de exercícios são os pacientes que têm simultaneamente problemas cardiovasculares", explica o pneumologista Gleison Guimarães. Isso porque, dependendo da situação, a atividade física pode sobrecarregar o corpo, oferecendo sérios riscos à saúde.
Por isso, o ideal é que cada caso seja analisado de forma individualizada, considerando principalmente as doenças que a pessoa tem e a gravidade delas. Contudo, de forma geral, os especialistas recomendam quatro tipos de exercícios para quem vive com doenças pulmonares. Confira quais são!
Leia também: 3 exercícios que melhoram a condição respiratória e pulmonar
1. Natação
Essa é uma das atividades mais indicadas para o tratamento de problemas respiratórios crônicos, como a asma e a DPOC (doença pulmonar obstrutiva crônica). O motivo é que a natação ajuda a trabalhar toda a musculatura envolvida na respiração, além de manter as narinas úmidas por ser praticada na água.
O resultado é a melhora do tônus muscular, a queima de calorias, o fortalecimento do coração e a redução de sintomas como a falta de ar (dispneia).
2. Caminhada ou corrida leve
...
Veja também
Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC): o que é, sintomas e tratamento
Bronquite: o que é, sintomas e remédios
Pigarro de fumante pode indicar doença pulmonar: saiba diferenciar
Caso do ator Pedro Paulo Rangel: quando a DPOC pode levar à morte?