4 exercícios que podem piorar a diástase abdominal
Comum entre mulheres no pós-parto, o problema ocorre devido ao estiramento do músculo abdominal e causa flacidez na barriga. Veja como identificar.
Você já ouviu falar sobre diástase abdominal? Se não, eu explico: diástase é o afastamento dos músculos abdominais e do tecido conjuntivo, que pode chegar a 10 centímetros de distância, e geralmente acontece durante a gravidez, devido ao estiramento do músculo abdominal por conta do crescimento da barriga. Como resultado, a mulher fica com flacidez abdominal e dor lombar pós-parto.
Leia mais: Giovanna Antonelli faz cirurgia para reparar diástase
O que fazer para diminuir a diástase?
O tratamento para corrigir esse afastamento costuma ser feito com exercícios, fisioterapia e, em último caso, até com cirurgia - principalmente se o afastamento for maior que 5 centímetros e os exercícios de correção não forem eficazes.
Para as mamães que têm dúvida se estão com diástase, sempre dou uma dica. É possível desconfiar desse quadro ao sentir a região abaixo do umbigo muito mole e flácida ou observar uma protuberância no abdômen ao levar algum peso, agachar ou tossir, por exemplo. Mas para ter uma confirmação mais exata, segue um passo a passo:
- Deite-se de barriga para cima e pressione os dedos indicador e médio cerca de 2 centímetros acima e abaixo do umbigo
- Contraia o abdômen, como se fosse realizar um exercício de abdominal.
...
Veja também
Vídeo mostra em detalhes como é um parto normal
Gravidez: como fazer atividade física na gestação e no período pós-parto
Menstruação pós-parto: quando volta ao normal e o que muda?
Porque é tão importante tratar a diástase abdominal
Kit pós-parto: 8 itens que não podem faltar na rotina das mamães com recém-nascidos