5 hábitos que causam dor de coluna lombar
Se você não quer sofrer com a dor de coluna lombar no futuro, é melhor começar a evitar esses hábitos agora mesmo!
A dor lombar, também chamada de lombalgia, é uma dor na parte inferior da coluna vertebral e pode acontecer por várias razões. A origem do problema pode ser muscular (dor mecânica), pela compressão de nervos (hérnia de disco e estenose de canal), pela degeneração natural das articulações (artrose), entre outros, e certos hábitos podem criar ou piorar a situação.
Algumas das características da dor lombar podem ser:
- Iniciar de maneira súbita ou ser crônica
- Irradiação ocasional para os glúteos e/ou coxas, até os joelhos e pés
- Se agravar com o movimento, ao sentar-se, parar, levantar objetos ou inclinar-se
- Ser aliviada com o repouso e calor
- Estar associada com formigamento e, em alguns casos, perda de força das pernas
O tratamento para a dor de coluna lombar pode envolver o fortalecimento da musculatura através de fisioterapia, natação, pilates e musculação, assim como cirurgias. Contudo, o melhor mesmo é tomar atitudes preventivas para que o problema nem apareça, não é mesmo?
A seguir, veja 5 dicas do cirurgião de coluna vertebral Diogo Noronha de hábitos que devem ser cortados do dia a dia para evitar a dor de coluna lombar:
Sedentarismo
Fortalecer e tonificar os músculos é muito importante para dar um maior apoio à coluna vertebral. Isso pode ser feito com exercícios físicos, especialmente aqueles que alongam a coluna e o abdômen. Não se deve esperar até que as dores apareçam para deixar de lado o sedentarismo.
Carregar peso em excesso
Apesar de exercício físico ser uma excelente prevenção para dor lombar, carregar muito peso ou fazer isso da forma errada pode causar o efeito contrário e gerar ou piorar a lombalgia. É preciso saber as maneiras mais eficazes de carregar objetos pesados e se policiar para colocá-las em prática sempre que for preciso.
Má postura
A má postura sempre foi um problema, mas nos últimos tempos é mais difícil do que nunca a evitar. Afinal, o uso constante de celulares, laptops e outros eletrônicos faz com que a postura inadequada surja. A situação é ainda pior para quem trabalha com esse tipo de equipamentos.
É preciso se policiar e certificar-se de que o pescoço permaneça sempre reto para evitar futuros problemas.
Alimentação ruim
Ingerir um excesso de calorias, muitas delas pobres em nutrientes, leva ao sobrepeso e ao consequente desgaste da coluna. Além disso, as pessoas com excesso de peso têm um risco maior de desenvolvimento de osteoporose. Por isso, esforçar-se para mudar os hábitos alimentares pode significar menos dor de coluna na lombar no futuro.
Para algumas pessoas, uma redução de apenas 5% do peso corporal já é capaz de fazer uma bela diferença nas condições das suas costas.
Dormir mal
Quando dormimos de barriga para baixo ou para cima, a coluna não permanece reta, o corpo não relaxa e as dores eventualmente surgem. Por isso, o mais adequado é se deitar de lado, observando também a posição do pescoço em relação ao corpo.