Script = https://s1.trrsf.com/update-1727287672/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

5 motivos para não usar óleo de bebê na cama

O produto pode facilitar infecções e comprometer a eficácia da camisinha

1 out 2024 - 18h31
(atualizado às 18h37)
Compartilhar
Exibir comentários
Óleo de bebê não combina com sexo!
Óleo de bebê não combina com sexo!
Foto: iStock / Jairo Bouer

Após a prisão do rapper Diddy, médicos nos EUA têm alertado para os riscos de se usar óleo de bebê no sexo, após a divulgação de que investigadores encontraram 1.000 frascos do produto que seriam usados como lubrificantes nas festas promovidas pelo artista.

O óleo de bebê é geralmente composto por óleo mineral (um derivado do petróleo). Ele é seguro para a pele de crianças e adultos, por isso é usado para amaciar a pele ou remover maquiagem. 

Mas o produto é contraindicado para o sexo. Veja, a seguir, os motivos para isso: 

1. Pode causar irritações

Em primeiro lugar, porque o óleo de bebê pode causar irritação e coceira nos tecidos genitais, que são diferentes da pele.

2. Compromete a camisinha

Em segundo, porque esse tipo de óleo pode degradar o látex, material presente na maior parte das camisinhas.

Um estudo realizado há muitos anos e publicado no periódico Contraception comprovou, por exemplo, que o uso de óleo mineral pode reduzir em até 90% a eficácia da camisinha após apenas 60 segundos de contato.

3. Favorece infecções

Outro trabalho, publicado na revista Obstetrics & Gynecology, revelou que usar o óleo de bebê prejudica o microbioma da vagina e favorece a colonização do fungo Candida albicans. Embora esse fungo exista naturalmente no corpo, o crescimento excessivo pode levar a infecções (a famosa candidíase).

Além disso, um estudo publicado em 2016, no Journal of the American Sexually Transmited Diseases Association, afirmou que homens que usaram óleo de bebê como lubrificante durante o sexo anal tinham um risco maior de desenvolver infecções retais.

4. Não deve ser ingerido

Especialistas também recomendam não ingerir óleo de bebê. Embora o produto seja "minimamente tóxico", pode causar problemas gastrointestinais, como náusea, vômito ou diarreia.

Lubrificantes à base de água são muito mais seguros para serem usados tanto no sexo vaginal e anal, quanto no sexo oral.

5. Pode estragar brinquedos sexuais

Vale lembrar que o óleo de bebê, assim como lubrificantes à base de silicone, também não devem ser usados com brinquedos sexuais, já que podem degradar o material, comprometendo a durabilidade, e dificultar a higienização depois do uso.

Jairo Bouer
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade