5 problemas na língua mais comuns e suas causas
Má higienização bucal é um dos principais fatores que levam ao desenvolvimento de doenças e outros problemas
A língua é um dos órgãos mais importantes do corpo humano. Com ela conseguimos falar, comer e distinguir sabores. Por estar em constante contato com resíduos, uma língua que tem sua higienização negligenciada se torna propícia a doenças e infecções, que podem ocasionar sérios transtornos.
O que pode causar problemas na língua?
Segundo a cirurgiã dentista e especialista em halitose, Bruna Conde, essas condições que afetam especificamente a língua são causadas por maus hábitos, entre eles a falta de higiene, além do abuso de cigarro, drogas e bebidas alcoólicas.
"Morder o lábio, pele, unha, bochecha e colocar objetos na boca também pode auxiliar na descamação da boca e contribuir para a formação de saburra lingual e mau hálito", conta.
Como identificar um problema na língua?
É importante sempre observar sua própria língua e, ao perceber qualquer sinal de anormalidade, procurar um especialista. Cor, tamanho e formato da língua, manchas, lesões, verrugas, ardor, sensibilidade e sangramento são fatores a serem avaliados.
"Qualquer incomodo já é motivo para procurar ajuda. Porém, tem vezes que podemos não sentir nada e ter algo. O check-up com frequência faz toda a diferença e mais ainda com profissionais que avaliam toda a cavidade bucal e não só dentes", declara a profissional.
...
Veja também
Câncer de boca: o que é, sintomas e tratamento
Halitose: o que é, tipos, causas, tratamento
Mau hálito (halitose): quais são as causas e como tirar rápido