5 reações do corpo quando você para de tomar pílula anticoncepcional
Efeitos da interrupção da pílula, como cólicas e oleosidade, devem passar em até três meses, dizem médicos. Entenda
Após meses ou até mesmo anos usando a pílula anticoncepcional, o corpo fica habituado a receber os hormônios. Quando esse processo é interrompido, o organismo da mulher precisa de mais um certo tempo para normalizar suas atividades.
"Por possuir hormônios femininos, a pílula anticoncepcional age inibindo a produção hormonal ovariana. Por isso, quando ocorre a interrupção de seu uso, o ovário retoma a atividade hormonal com toda sua potência, trazendo sintomas que vão além da ovulação", afirma o ginecologista e obstetra Élvio Floresti Junior, do Centro Médico Floresti. Abaixo, confira quais podem ser esses sintomas:
Leia mais: Não é normal: o que não pode ser feito em exames íntimos num consultório
1. Aumento da oleosidade e da acne na pele
Entre as principais reações que ocorrem nesse período, está o aumento da oleosidade da pele e, consequentemente, o aumento da acne facial. "Esses efeitos são decorrentes principalmente da progesterona e dos andrógenos, que voltam a ser produzidos naturalmente pelos ovários", conta Floresti.
Ele explica ainda que isso acontece também porque algumas pílulas contêm ciproterona, uma substância eficaz na diminuição da acne facial. Então, ao interromper o uso desse composto, a mulher pode notar um aumento mais grave do quadro. O melhor é buscar a ajuda de um dermatologista para amenizar o problema.
Saiba mais: Pílula do dia seguinte: valor, como usar e nomes
2. Mais cólicas
...
Veja também
Anticoncepcional para acne: 4 opções mais usadas e efeitos colaterais
Injeção anticoncepcional mensal e trimestral: quanto custa e como tomar
O que acontece no corpo quando paramos de tomar anticoncepcional?
Calor faz a pílula perder o efeito? 15 dúvidas comuns sobre anticoncepcional