6 benefícios da prancha isométrica e dicas para começar
Exercício define a barriga e trabalha o fortalecimento do corpo inteiro. Especialista explica como começar a praticar
Prática, eficiente e rápida, o exercício de prancha isométrica pode ser feito sem sair de casa, sem nenhum tipo de aparelho ou acessório e ainda exercita o seu corpo inteiro. Que tal incluí-lo na sua rotina? Abaixo, conheça os benefícios que o exercício trará para o seu corpo:
1. Deixa o seu corpo mais forte
Esse exercício consegue trabalhar uma região muito importante do corpo: o core, o cinturão que envolve a região do abdômen a coluna e que é integrado por 29 pares de músculos. "Essa região central traz muitos benefícios para o corpo inteiro", conta o professor Fabrício Reimberg, da academia Just Fit. Ao exercitar esse grupo muscular, você fortalecerá o abdômen, a lombar, os glúteos e os oblíquos, ganhando mais força para realizar outros exercícios do seu treino.
2. Acelera o metabolismo
Os exercícios isométricos consistem em ficar parado em uma posição por alguns segundos (e até minutos), justamente o que ocorre na execução da prancha. "Por ser uma isometria, você vai trabalhar o corpo todo para sustentar a posição e essa estabilização para manter o equilíbrio acaba acelerando o metabolismo", reforça o professor.
3. Previne lesões
"Com o fortalecimento do core, a prancha ajudará na prevenção de lesões na hérnia de disco, na coluna e na lombar, por exemplo", conta Fabrício. Inclusive, o Conselho Americano de Exercício recomenda a prancha para reduzir as famosas dores nas costas, pois o seu alto poder de fortalecimento auxilia do suporte da região superior do corpo.
...
Veja também
Levantamento de peso é bom, mas esse exercício vai deixar seus braços musculosos e abdômen definido
Prancha isométrica ou abdominal: qual é mais eficiente?
3 erros mais comuns ao fazer prancha que te afastam dos benefícios
Um minuto na prancha? Veja se você está ficando tempo demais no exercício