6 dicas para acalmar as crianças em viagens longas
Anote essas dicas para saber o que fazer quando as crianças começarem a perguntar "quando vamos chegar?" a cada cinco minutos
Janeiro é mês de férias escolares e muitas famílias escolhem esse período para fazer viagens bem esperadas. Todavia, se a ida e a volta até o destino forem muito longas, é tiro e queda: as crianças vão ficar impacientes e começar a reclamar. Que pai ou mãe nunca teve que responder inúmeras vezes quanto tempo faltava para chegar em algum lugar, não é mesmo?
Para evitar que isso seja um aborrecimento durante o passeio, é preciso fazer um planejamento para que os pequenos fiquem calmos e distraídos na viagem, seja ela de carro, ônibus ou avião.
Nesse sentido, as psicólogas Nathalia Heringer e Ariadny Abbud, especialistas em saúde mental infantil e adolescente, compartilham seis dicas para uma viagem tranquila e sem muitas reclamações com as crianças:
Explique tudo para as crianças
Não subestime o entendimento das crianças. Às vezes, é só explicar para elas o quanto o trajeto vai demorar, de uma forma que elas entendam, como com desenhos ou comparando com o tempo usado para alguma outra atividade com a qual elas estejam mais acostumadas.
Diga também o que elas poderão fazer nesse período ou não (por exemplo: ficarão sentadas, sem tirar o cinto de segurança).
Faça um kit viagem
Separe brinquedos, jogos, papel, lápis e massinha, entre outros, para elas terem o que fazer no período da viagem. Uma dica de ouro é não entregar tudo ao mesmo tempo. Vá oferecendo os itens aos poucos para que elas tenham sempre algo novo para explorar.
Programe pausas
Pausas regulares a cada duas horas são importantes, não apenas para os pequenos, mas para todos. Busque se movimentar, caminhar um pouco, para acabar com o estresse da viagem longa.
Crie brincadeiras
Brincadeiras que envolvam memória e competição são bem-vindas. Sorteie uma letra do alfabeto e falem palavras que comecem com ela, sem repetir. Troquem a letra quando alguém falar uma palavra repetida. Essa brincadeira é risada garantida e ocupa um tempo das crianças.
Se estiver na estrada, outra ideia é pedir para os pequenos anotarem quantas vezes veem um carro vermelho, por exemplo. Ao final da viagem os pais tentam adivinhar a quantidade de vezes que eles anotaram.
Leve lanches
Lanches leves e saudáveis podem ser necessários em passeios mais longos, já que a fome pode deixar as crianças mais impacientes. Evite comidas pesadas ou pacotes que façam muita sujeira e não se esqueça de levar bastante água.
Se aproveite da tecnologia
Tablets com os desenhos preferidos ou videogames portáteis costumam entreter as crianças por um período longo e podem ser uma das opções para viagens grandes de avião.
Já no carro isso não é recomendado, segundo as especialistas. Além da tontura e dor de cabeça, isso faz com que as crianças fiquem com o pescoço baixo.