Script = https://s1.trrsf.com/update-1734029710/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

6 maneiras de lidar com o luto na época do Natal

Passar as festas de fim de ano sem alguém que você ama pode ser muito solitário e assustador. Entenda formas de lidar com essa dor durante essa época do ano.

18 dez 2024 - 10h57
Compartilhar
Exibir comentários
Witthaya Prasongsin/GettyImages
Witthaya Prasongsin/GettyImages
Foto: Minha Vida

O fim de ano é uma época marcada por festividades e alegrias, tanto pelos feriados simbólicos quanto pela temporada de férias e a chance de se reunir com família e amigos. No entanto, lidar com as comemorações ao mesmo tempo em que encara uma cadeira vazia que evidencia a perda de um ente querido pode ser uma época de luto verdadeiramente difícil.

Conforme explica Mônica Machado, psicóloga e fundadora da Clínica Ame.C, o luto é necessário para sentir a dor e racionalizar a perda de forma que as lembranças positivas possam ser mantidas sem que sejam dolorosas em um segundo momento.

Passar por esse sofrimento não é nada fácil e tampouco existe um manual que nos ensine como nos desvencilhar dele mais rápido. Contudo, existem algumas coisas que você pode fazer durante as férias que irão melhorar seu bem-estar emocional e ajudar a lidar com a situação.

Leia também: Se você quer se sentir feliz nessa virada de ano, precisa tomar essas 7 atitudes em dezembro

O luto em algum momento passa ou "vai embora"?

Mais do que descobrir formas de lidar com esse momento, é preciso entender que não existe um tempo específico que determine quando a pessoa deve parar de sentir uma perda. É o que esclarece Adiel Rios, Mestre em Psiquiatria e pesquisador no Instituto de Psiquiatria da Faculdade de Medicina da USP, ao dizer que o luto tem um ciclo subjetivo que deve ser respeitado.

...

Veja mais

Veja também

Depressão: o que é, causas, sintomas e tem cura?

Frases de luto: mensagens para ajudar quem está passando pelo momento

"Mães de anjo": a dor de quem não carregou seu filho nos braços

"Você só vê desesperança ao redor", diz psicóloga que foi a Brumadinho

Como falar de morte com uma criança

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade