7 dicas para fazer as roupas íntimas durarem mais
Especialistas ensinam como higienizar corretamente as peças delicadas e quais produtos podem ser utilizados
Você já comprou uma lingerie e após poucos usos precisou descartar a peça por estar desbotada, deformada, com problemas no elástico ou rasgada? Se sim, isso pode estar relacionado a forma como você as higieniza. Por serem peças de uso diário, consequentemente as roupas íntimas passam por constantes lavagens, tornando os cuidados indispensáveis durante esse processo.
Da técnica de lavagem à secagem ideal, passando pelos produtos, reunimos algumas dicas com especialistas para contribuir com a vida útil das peças.
Lavar as roupas íntimas na máquina ou à mão? Posso usar alvejante? Como escolher o produto ideal para cada tecido? Essas são grandes dúvidas na hora de lavar as roupas.
Para ajudar a esclarecer isso, Leticia Correia, fundadora da marca de pijamas e lingeries AVA Intimates e Marcella Zambardino, diretora de impacto e sócia fundadora da marca de produtos de limpeza e autocuidado ecológicos Positiv.a, compartilham 7 dicas para que as peças durem mais tempo no seu guarda-roupa.
1. Siga as instruções de lavagem
Antes de quebrar a cabeça pensando qual o melhor método de limpeza, a primeira recomendação é atentar-se à etiqueta das peças. Segundo Letícia Correia, as marcas de moda íntima têm se atentado cada vez mais às recomendações de cuidados especiais para as peças, inclusive com explicações do que significam os símbolos de limpeza e secagem presentes nas etiquetas.
“Quando vamos lavar uma peça pela primeira vez, raramente seguimos as instruções de lavagem. Isso é um dos motivos pelos quais as roupas íntimas costumam durar menos. Antes de cada lavagem, é necessário seguir corretamente as instruções que estão na etiqueta do produto, isso porque alguns tecidos delicados precisam de cuidados especiais, como lavagem à mão ou um ciclo específico, como o delicado. Isso envolve também deixar claro se a peça pode soltar ou não tinta, demandando limpeza individual”, explica ela.
2. Lave as roupas íntimas separadamente
Para evitar que as roupas íntimas sejam danificadas pelo atrito com outras peças, como camisetas e calças jeans, é importante lavar separadamente. Caso não possa lavar a mão ou sejam grandes quantidades, considere a lavagem em máquina. Caso a máquina possua agitador, é indicado colocar as peças em um saco de limpeza.
“Ele evita que a peça entre em atrito com o agitador e se desgaste. Outra dica é separar as peças por tecido e cor, para evitar que a peça seja malhada”, ressalta Letícia.
3. Peças delicadas devem ser lavadas à mão
As calcinhas e sutiãs com renda e seda não devem ser colocadas na máquina de lavar, explica Letícia. Mesmo em ciclos mais delicados, esses tecidos podem rasgar, desgastar ou se deformar durante os processos de agitação e centrifugação. Lavar à mão permite que a pessoa tenha mais controle sobre a fricção.
4. Use sabão de coco ou neutro
“O ideal é lavar as peças íntimas sempre com sabão neutro, de preferência ecológico, por ser feito diretamente com óleo de coco, livre de cloro, fragrância artificial e petróleo. Essa composição não agride a pele e é segura para roupas íntimas e delicadas, como roupas de bebê, absorventes reutilizáveis e fraldas de pano”, explica Marcella Zambardino.
Atualmente, existem opções em barra ou em pó, que podem inclusive serem dissolvidas em um pouco de água morna antes de aplicar na peça. “Não é recomendado usar a barra seca direto na peça úmida, isso pode causar atrito com o tecido”, complementa.
5. Cuidados especiais para remover manchas de sangue
Durante a menstruação, algumas pessoas que menstruam optam por usar calcinhas absorventes de pano ou, mesmo ao usar absorventes descartáveis, pode acontecer de caírem pequenas gotas de sangue na calcinha. Para remover manchas, é preciso redobrar o cuidado na escolha do produto.
Usar um produto que não remove manchas ocasionará um aumento na necessidade de fricção. Uma dica, segundo Marcella, é combinar o sabão de coco com o tira-manchas. O tira-manchas ecológico é feito com apenas 2 ingredientes minerais, remove manchas difíceis de forma fácil e além de ser seguro para roupas delicadas, também é seguro para a pele”, reforça Marcella.
“Aplique o tira-manchas na área manchada da roupa íntima antes de lavar. Esfregue de forma suave o produto na mancha e deixe agir por alguns minutos, seguindo as instruções do fabricante. Se a mancha for persistente, repita o processo e deixe a roupa de molho por algum tempo, depois, lave como de costume”, comenta Marcella.
6. Prefira secar as peças à sombra
Após a higienização correta das peças, elas devem ser colocadas em local seco e arejado para secar.
“É preferível deixar as peças secando à sombra, o calor direto do sol pode provocar o desbotamento da cor, danificar as fibras do tecido, tornando a peça íntima mais propensa a riscos, por exemplo. Além disso, a exposição prolongada ao sol também pode causar o encolhimento do tecido”, completa Marcella.
7. Guarde adequadamente
A última dica é: guarde bem as suas peças. Apesar de parecer uma dica óbvia, não é. Na hora de armazenar no guarda roupa as peças, dobre adequadamente para evitar deformações na peça ou que ela junte-se a outras na gaveta.
“Sabemos que a indústria da moda é uma das mais poluentes do mundo. Quando falamos de cuidar das peças e ampliar a vida útil delas, estamos falando também de sustentabilidade. Precisamos ampliar esse debate”, finaliza Letícia.
(*) HOMEWORK inspira transformação no mundo do trabalho, nos negócios, na sociedade. É criação da Compasso, agência de conteúdo e conexão.