7 sinais de que a dor abdominal não está relacionada a gases
Veja sinais de que a dor abdominal não está relacionada a gases. Veja outras causas para dor abdominal e o que deve servir como alerta
A dor abdominal costuma ser muito ligada aos gases. "Algumas pessoas possuem uma hipersensibilidade a um pequeno aumento na quantidade de gases, o que causa mais dor", pondera a gastroenterologista Renata Madureita, do Centro Médico e Estético do Rio de Janeiro (CETERJ).
No entanto, essa não é a única causa do problema. Por isso, é importante relacionar os outros sintomas que aparecem junto a essa dor, já que isso ajuda a determinar melhor o diagnóstico.
Veja sinais de que sua dor abdominal pode ser mais do que apenas gases:
1. Sentir dor localizada
Normalmente, a dor abdominal por gases costuma ser menos específica. "De modo geral, ela parece mais difusa, abrangendo praticamente todo o abdômen", explica o cirurgião geral Rafael Lopes, chefe de equipe do Hospital Santa Paula (SP).
Dores em locais mais específicos costumam ter causas também específicas e pedem atenção especial. Por exemplo: dores do lado direito inferior do abdômen podem estar ligadas à apendicite, doença de Crohn ou hérnias, enquanto dores mais à esquerda podem ser gastrite, como exemplifica a gastroenterologista Renata.
2. Como a dor se manifesta
Normalmente as dores abdominais causadas por gases se manifestam como pontadas ou cólicas. "É uma dor súbita, ou seja, de início rápido, de intensidade mais branda e, normalmente, semelhante a uma cólica, com períodos de melhora e piora", descreve a cirurgiã geral e do aparelho digestivo Danielle Menezes Cesconetto, do Hospital Santa Paula (SP).
...
Veja também
Dor abdominal: o que pode ser e como aliviar
15% das pessoas não têm mais um músculo específico; a evolução o eliminou