8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista
Pessoas com o transtorno tendem a não ter empatia, o que torna a maioria dos seus relacionamentos conturbados e até abusivos.
O narcisismo é uma característica de personalidade que pode se manifestar de formas diferentes em cada pessoa — e é especialmente comum durante a infância e importante para o desenvolvimento individual. Contudo, se o comportamento persistir durante a fase adulta, nos deparamos com um caso de transtorno de personalidade narcisista.
Pessoas com narcisismo patológico possuem um senso inflado de sua própria importância e uma profunda necessidade de adoração e atenção. "São pessoas extremamente críticas, egocêntricas, manipuladoras e têm um senso de adoração consigo. Têm extrema habilidade persuasiva e facilmente fazem você se tornar uma pessoa inadequada e errada", explica Lala Fonseca, psicóloga e especialista em terapia comportamental cognitiva.
Narcisistas também tendem a não ter empatia, o que torna a maioria dos seus relacionamentos conturbados e até abusivos. Nesse contexto, indivíduos com narcisismo são capazes de amar? A resposta é sim, mas destaca-se que isso tende a ser condicional ao ganho — isto é, as demonstrações de afeto dependem do que você pode dar em troca.
Saiba mais: Narcisistas conseguem amar? Entenda como pessoas com o transtorno se relacionam
...
Veja também
Transtorno de personalidade narcisista: entenda o que é o narcisismo
Narcisistas conseguem amar? Entenda como pessoas com o transtorno se relacionam
Já ouviu uma dessas? As 10 frases que pessoas narcisistas mais falam
8 sinais que indicam que você está se relacionando com um narcisista
Rússia aprova medida polêmica para aumentar a natalidade do país: é proibido falar em não ter filhos