A boa notícia é que a ciência está prestes a criar "cochilos artificiais". O ruim é que você tem que implantar um eletrodo
Uma equipe emulou o efeito dessas ondas em um experimento com macacos
Tirar uma soneca ou não tirar uma soneca é algo que divide a humanidade. Para muitos, o intervalo do meio-dia ajuda a recuperar energia e capacidade para enfrentar as atividades noturnas. Já outros consideram o sono noturno suficiente e funcionam melhor sem interrupção. Mas afinal, o que há no sono que afeta tanto nossas habilidades?
Um novo estudo baseado em cochilos utilizou essa forma de sono para investigar os mecanismos que operam em nosso cérebro quando dormimos. A equipe também investigou o desenvolvimento de ferramentas que nos permitam emular os benefícios do sono sem a necessidade de dormir.
Leia também: Acordar de madrugada e demorar a dormir é sinal de estresse
Não basta descansar
O sono é mais do que apenas descanso: a falta de sono não pode ser compensada pela simples inatividade. Dormir menos do que o nosso corpo necessita pode nos causar vários problemas: perdemos a capacidade de concentração, agilidade e reflexos. Também pode afetar nosso humor, saúde mental e nosso bem-estar geral.
A ciência do sono é um segmento importante no setor da saúde e um dos seus objetivos é elucidar o porquê deste problema. Por enquanto não temos uma resposta definitiva, mas agora temos uma nova pista.
O experimento
Para examinar a questão, a equipe conduziu um experimento em vários macacos. Os macacos tiveram que realizar uma tarefa de discriminação visual que exigia algum esforço cognitivo (verificar se as figuras que viam na tela eram idênticas).
...
Veja também
Distúrbio do sono: o que é, tipos e como tratar
Para não cair de sono depois do almoço, é melhor tirar esses 4 alimentos do cardápio
Tristeza, descontrole e falta de motivação: o que parece depressão, pode ser só falta de sono
Por que acordamos às 4h da manhã segundo a ciência
Usar essa peça de roupa pra dormir pode te fazer descansar melhor: veja por quê