A ciência descobriu o truque para aumentar a produtividade: gerar incerteza melhora a concentração
O método se caracteriza em aciona uma "alavanca motivacional" gerada pela incerteza
Procrastinação e distração ou surtos de produtividade e concentração ao máximo. Seja qual for o lado com o que você se identifique - ou transite entre os dois -, uma coisa deve ser entendida: realizar tarefas não é o equivalente a mergulhar na água, mas é como subir em uma prancha e surfar.
Essa analogia foi apresentada em 1975 pelo psicólogo húngaro-americano Mihály Csíkszentmihályi. De acordo com seus estudos, bem como pesquisas posteriores, ele chamou de "estado de fluxo", alcançado por meio de concentração, conhecimento e motivação.
Segundo sua pesquisa "Ótima experiência e crescimento pessoal: fluxo e consolidação da identidade do lugar", é fundamental ter os três ingredientes para entrar neste estado de espírito.
O motivo é simples: você pode estar altamente motivado para concluir uma tarefa, mas se não tiver o conhecimento necessário, perderá o foco enquanto aprende como fazê-la. Da mesma forma, você pode ter o conhecimento necessário para fazê-la, mas se não tiver motivação, o progresso será mais lento.
Por sua vez, o professor assistente de comportamento organizacional da Stanford Business School, David Melnikoff, conduziu pesquisas para identificar como e por que o cérebro entra nesse "estado de fluxo".
A alavanca da motivação
...
Veja também
A ciência descobriu o truque para aumentar a produtividade: gerar incerteza melhora a concentração
Psicólogo de Harvard revela 4 comportamentos de um chefe tóxico e com baixa inteligência emocional
Se você usa ESSA FRASE, demonstra pouca inteligência emocional. Palavra de psicólogo
As pessoas com insegurança emocional costumam ter esses 3 comportamentos, diz psicóloga