A crise demográfica no Ocidente não é acidental: a maioria das pessoas não tem filhos simplesmente porque não quer
"Não ter filhos permitiu que as pessoas comprassem as coisas que queriam e tivessem mais tempo para si", dizem as pesquisas
Uma das grandes questões dos últimos anos é por que razão a taxa de natalidade da humanidade está caindo tão rapidamente. Mas para além das tendências sociais e das bases materiais, sabemos perfeitamente porque é que a taxa de natalidade caiu: as pessoas não querem ter filhos e, cada vez, têm mais convicção disso.
Você não quer ter filhos?
Nos EUA, a proporção de adultos com menos de 50 anos que afirmam ter pouca probabilidade de ter filhos aumentou 10 pontos percentuais entre 2018 e 2023 (de 37% para 47%). Mais de metade deles (57%) afirma que é improvável porque simplesmente não querem tê-los.
Na verdade, esse último dado está em letras miúdas porque, se olharmos apenas para as mulheres, a proporção delas que afirma não querer ter filhos chega a 60%. Esta é uma mudança muito profunda porque, entre aqueles com mais de 50 anos sem filhos, apenas 32% dizem que não queriam tê-los.
E por que eles não querem ter filhos?
É difícil dizer, mas os dados do Pew Research Center nos dão algumas pistas. Acima de tudo, porque as respostas subjacentes nos permitem ver as mudanças na visão do mundo que existe entre aqueles com menos e mais de 50 anos de idade.
...
Veja também
Não quer engravidar? Conheça 11 mitos e verdades sobre possíveis formas de ficar grávida
Teste de gravidez caseiro: confira 8 métodos e quais funcionam
Onda de calor: veja os cuidados que as grávidas devem tomar durante os dias quentes