A falta de dinheiro pode te adoecer e esse psicólogo explica o porquê
Em alguns casos, a situação financeira é reflexo da saúde emocional
Lidar com a falta de dinheiro é algo que muitas pessoas enfrentam no dia a dia. Seja para pagar contas, sustentar a casa ou tentar manter um estilo de vida, a preocupação constante com as finanças pode acabar afetando não só o bolso, como também a saúde.
Ao MinhaVida, a psicóloga Denise Milk explica que a situação financeira pode ser um reflexo de dificuldades emocionais, como insegurança ou problemas em lidar com o estresse.
"A falta de dinheiro se torna, então, um ciclo vicioso, onde o estresse financeiro piora as condições emocionais e vice-versa, criando um impacto negativo tanto na vida pessoal quanto na profissional".
Leia também: O que é saúde mental? Descubra a importância de cuidar de si
Como a falta de dinheiro pode afetar a saúde mental?
De acordo com Denise, a falta de recursos financeiros pode desencadear ou agravar diversas condições mentais. As mais comuns incluem:
- Ansiedade
- Depressão
- Estresse crônico
- Transtornos alimentares
- Baixa autoestima
- Transtornos do sono, como insônia
"No contexto empresarial, colaboradores que se encontram em dificuldades financeiras podem se sentir presos em uma espiral de desânimo e desmotivação. A sensação de impotência diante da instabilidade financeira pode intensificar sentimentos de baixa autoestima, gerar inseguranças profundas e criar um ambiente interno de constante preocupação", conta a especialista.
...
Veja também