Script = https://s1.trrsf.com/update-1744920311/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A frase que pessoas inteligentes usam para encerrar uma discussão, segundo a ciência

A comunicação aproxima visões, desde que estejamos dispostos a ouvir e aprender com o outro

12 abr 2025 - 08h22
Compartilhar
Exibir comentários
Friends (1994)
Friends (1994)
Foto: Minha Vida

Todos discutimos, e isso não é algo ruim. As discussões são oportunidades de aproximação, de resolver conflitos e de colocar mudanças em movimento. São chances de aprender e evoluir.

A psicóloga e sexóloga Mamen Jiménez explica que discutir é algo absolutamente normal — e até recomendável — em qualquer relacionamento, desde que se discuta da maneira certa. É o que Amanda Ripley, especialista em comunicação e autora do livro "High Conflict", chama de conflito produtivo ou conflito saudável.

Podemos transformar um desentendimento em uma discussão, mas essa discussão pode se tornar algo construtivo se usarmos a inteligência emocional. Para que isso aconteça, segundo um estudo publicado na revista Cognitive Science, em vez de tentar "vencer" uma discussão, o ideal é discutir para aprender — isso torna as outras pessoas mais receptivas e evita que se sintam atacadas.

Os pesquisadores explicam que "as pessoas ajustam sua avaliação da verdade para que ela seja coerente com os objetivos de sua mentalidade argumentativa específica". Ou seja, quando desafiamos alguém diretamente, é pouco provável que essa pessoa mude de opinião. Em contrapartida, se mostramos que queremos aprender, ela também tende a estar mais aberta ao diálogo e à mudança.

"É interessante você dizer isso"

...

Veja mais

Veja também

A frase que pessoas inteligentes usam para encerrar uma discussão, segundo a ciência

A Geração Z acabou de entrar no mercado de trabalho, mas 40% já quer sair dele e viver no estilo NEET: suas opções são subsídio do governo ou se reinventar na revolução digital

Sair do trabalho para fazer uma longa pausa e cuidar da saúde mental: a Geração Z e os millennials fazem isso, e é um problema

Menos caviar, mais sardinhas: como os gostos da Geração Z estão redefinindo os restaurantes de luxo

A última ideia da China para aumentar a fertilidade: demitir funcionários se eles não se casarem e não tiverem filhos

Minha Vida
Compartilhar
Receba previsões diárias e fique por dentro do mundo astrológico através do nosso WhatsApp
Inscreva-se
Publicidade
Seu Terra












Publicidade