A Geração Z está certa sobre as atuais condições de trabalho: a melhora na qualidade de vida dos trabalhadores islandeses mostra isso
A jornada de trabalho de quatro dias foi um sucesso na Islândia: mostrou que os pedidos dos jovens profissionais fazem muito sentido
Já vimos que a Geração Z veio para mudar dinâmicas de trabalho tradicionalmente enraizadas. Não só no Brasil, isso acontece em muitos lugares do mundo. Até mesmo na China e no Japão, que têm uma cultura de longas jornadas de trabalho, estão notando as mudanças.
Um dos principais interesses da geração mais jovem, que já ultrapassa os boomers no mercado de trabalho, é ter tempo para equilibrar a vida profissional e pessoal e ter tempo para o lazer e os amigos ou família.
Para isso, foram implementadas várias ideias que envolvem testar se trabalhar menos pode levar aos mesmos resultados. A jornada de trabalho de quatro dias, reduzindo as horas trabalhadas semanalmente, está sendo um sucesso em muitos locais do mundo e é uma das demandas mais amplas da Geração Z.
A Islândia é um dos locais pioneiros nos testes e onde a jornada de trabalho de quatro dias deu os melhores resultados: até melhorou a sua economia ao nível nacional.
Todo mundo quer tempo livre
Em primeiro lugar, a Islândia demonstrou que algo que é amplamente solicitado pelos jovens profissionais acabou sendo adotado pelas gerações mais velhas. Por mais críticas que muitas vezes sejam dirigidas àqueles que têm sido chamados de "geração frágil", na prática, quem todos gostam de ter mais momentos de lazer.
...
Veja também
Três truques para dizer "não" no trabalho que você também pode usar em seus relacionamentos