A Geração Z está falando sobre agamia. Essa nova maneira de se relacionar parece ser uma desculpa para não se envolver
Além de novos conceitos de relacionamento, outras formas de experienciar a solteirice estão surgindo
Em meio ao que muitos chamam de crise do amor romântico, estão surgindo cada vez mais termos de relacionamento que fogem do que pode ser considerado normativo: a monogamia. Mas apresentar a você um termo relacionado à solteirice. Ou melhor, um termo que vem para reformular o conceito de solteirice: agamia.
O que é a agamia?
As pessoas agâmicas não estão procurando um parceiro. Elas não têm um relacionamento padrão, nem desejam ter um. Não é que sejam solteiras porque não conseguem encontrar alguém, mas são deliberadamente solteiras. Seu estilo de vida não prevê um namorado ou namorada convencional. Eles não querem se casar nem querem ter um parceiro em união estável.
Isso não significa que sejam assexuais. Eles fazem sexo e se relacionam com outras pessoas, mas não planejam participar de um relacionamento romântico de longo prazo. Esse é exatamente o ponto que diferencia os solteiros dos agâmicos. Esses últimos não querem um compromisso em nenhuma circunstância.
O objetivo da agamia é romper com o conceito mais tradicional de solteirice, mas também com qualquer conceito de parceria, seja monogamia ou poliamor.
Em um sentido estrito da palavra, a palavra "agamia" vem do grego e é composta pela negação "a" (não, sem) e "gamos" (união íntima, casamento). Em outras palavras, um agamista é uma pessoa solteira, mas com uma diferença em relação à solteirice mais tradicional: ele ou ela é solteiro por opção.
...
Veja também
Psicólogo revela as 4 frases típicas ditas por quem não ama mais o parceiro
Pessoas infiéis apresentam esses 8 sinais em uma relação, segundo a psicologia
Essas são as 19 frases mais usadas pelos manipuladores ao fazerem gaslighting, segundo a psicologia
4 comportamentos que antecipam o fim do relacionamento de um casal, segundo a psicologia