A menor taxa de natalidade do mundo força a Coreia do Sul a tomar uma medida desesperada: contratar babás estrangeiras e construir robôs
A média sul-coreana de filhos por mulher é agora de 0,72 filhos
É fácil para nós não compreendermos completamente as implicações do fato de a Coreia do Sul ter a menor taxa de natalidade do mundo. Temos tendência a pensar no futuro dos países com este problema, sobre como a força de trabalho está condenada a desaparecer ou como as pensões podem tornar-se uma coisa do passado. Mas a realidade atual, onde as mulheres sul-coreanas têm uma média de 0,72 filhos, é que as crianças e os idosos de hoje também são afetados.
Diante da necessidade de continuar girando a roda do progresso que catapultou a Coreia do Sul para uma potência mundial, o governo vem investindo há quase 20 anos em medidas que, de uma forma ou de outra, ajudam a aliviar o problema.
Desde incentivos para aumentar a taxa de natalidade até ajuda para mitigar os efeitos do envelhecimento da população, as autoridades sul-coreanas já estão recorrendo a medidas desesperadas que eram impensáveis há apenas alguns anos: 1.200 babás estrangeiras e mais de 500 robôs.
Leia também: Se a questão é como reativar as taxas de natalidade, a China acredita ter a resposta: financiar partos sem dor
As 1.200 babás estrangeiras da Coreia do Sul
...
Veja também
Demência: o que é, sintomas, causas e tratamento
Se você tem rolos de papel higiênico vazios, não jogue fora, você tem um tesouro em casa
Pouca gente sabe, mas é para isso que servem os furos nas tampas das panelas