Script = https://s1.trrsf.com/update-1736967909/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

A regra dos 90 minutos parece ser o grande sonho de uma pessoa preguiçosa, mas é o truque científico para aumentar a produtividade

Entender a forma que nosso cérebro funciona em momentos de concentração pode ajudar na produtividade

17 jan 2025 - 15h39
Compartilhar
Exibir comentários
The Office (2005)
The Office (2005)
Foto: Minha Vida

Você já sentiu aquele cansaço inexplicável no final da tarde, quando a produtividade parece desaparecer e até manter os olhos abertos se torna um desafio? Esse fenômeno, conhecido como "síndrome do marasmo vespertino", descrito pela Mayo Clinic como "um estado de confusão que surge no final da tarde e persiste até a noite", pode ser, na verdade, o seu corpo tentando se comunicar.

Seja fadiga ou a influência dos ritmos ultradianos - ciclos naturais que regulam nossa energia ao longo do dia - esses sinais podem impactar seu desempenho sem que você perceba. A boa notícia é que isso pode ser administrado com estratégias simples, como a regra dos 90 minutos.

A regra dos 90 minutos

A regra dos 90 minutos consiste em: 90 minutos de atividade e 20 minutos de descanso que correspondem a um ciclo ultradiano.

Em geral, esses ciclos ultradianos diários envolvem períodos alternados de atividade cerebral de alta frequência de cerca de 90 minutos, seguidos de atividade cerebral de baixa frequência de cerca de 20 minutos. Em outras palavras, nossa mente pode se concentrar em uma determinada tarefa por 90 a 120 minutos, mas depois precisa de uma pausa de 20 a 30 minutos para relaxar e alcançar novamente o alto desempenho na próxima tarefa.

...

Veja mais

Veja também

Fadiga: o que é, tipos, causas e como tratar a exaustão

A regra dos 90 minutos parece ser o grande sonho de uma pessoa preguiçosa, mas é o truque científico para aumentar a produtividade

O que significa coçar ou tocar a orelha ao falar, segundo a psicologia

Se você é uma pessoa impaciente, essas 6 dicas vão te ajudar a aprender a esperar

13 sinais de que você é realmente introvertido (e não tímido) de acordo com a psicologia

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade