A tecnologia e o desenvolvimento de crianças neuro-divergentes
A tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de crianças neurotípicas, incluindo aquelas no espectro autista e com TDAH. Na SuperGeeks, pioneira no ensino de programação e robótica no Brasil, a ciência da computação é usada como ferramenta para promover a inclusão, o estímulo do desenvolvimento cognitivo e fortalecimento das habilidades sociais e emocionais das […]
A tecnologia desempenha um papel fundamental no desenvolvimento de crianças neurotípicas, incluindo aquelas no espectro autista e com TDAH. Na SuperGeeks, pioneira no ensino de programação e robótica no Brasil, a ciência da computação é usada como ferramenta para promover a inclusão, o estímulo do desenvolvimento cognitivo e fortalecimento das habilidades sociais e emocionais das pessoas. "Acreditamos que a tecnologia vai além do aprendizado técnico. Ela é uma ferramenta poderosa para ajudar jovens neurodivergentes a se expressarem, desenvolver raciocínio lógico e aprimorarem suas habilidades de comunicação, sempre respeitando seus ritmos de aprendizado e necessidades específicas", afirma Marco Giroto, fundador e presidente da SuperGeeks.
Conheça 10 benefícios da tecnologia para o desenvolvimento de crianças neurotípicas, segundo a experiência da SuperGeeks:
Desenvolvimento do Raciocínio Lógico
A programação e os jogos educativos ajudam os pequenos a resolver problemas, estruturando seu pensamento de forma lógica e ordenada. Essas habilidades são fundamentais para o crescimento cognitivo.
Fortalecimento da Comunicação
Alguns alunos têm dificuldades em se comunicar de maneira convencional. Ferramentas tecnológicas, como aplicativos de comunicação alternativa, permitem que elas expressem seus sentimentos e ideias de forma mais clara.
Aumento da Autonomia
A tecnologia permite que as crianças realizem atividades sozinhas, seguindo instruções em plataformas interativas. Isso ajuda no desenvolvimento de independência e autoconfiança.
Estimulação Sensorial
Aplicativos e jogos interativos estimulam diferentes sentidos, oferecendo experiências sensoriais controladas que ajudam a processar informações sensoriais de forma mais eficaz.
Desenvolvimento da Criatividade
Ferramentas tecnológicas como softwares de desenho e programação incentivam as crianças a criarem seus próprios projetos, estimulando a imaginação e a criatividade.
Facilitação da Socialização
Ambientes digitais colaborativos, como plataformas de aprendizado e jogos em equipe, como Gartic, proporcionam oportunidades para que esses estudantes interajam com outras pessoas de maneira segura, fortalecendo habilidades sociais.
Acompanhamento Personalizado
A tecnologia permite o monitoramento detalhado do progresso de cada um. Pais, educadores e terapeutas podem ajustar as atividades conforme o desenvolvimento e as necessidades individuais.
Desenvolvimento Emocional
Jogos e aplicativos que abordam inteligência emocional ajudam as crianças a reconhecer e lidar com suas emoções. Esse desenvolvimento é essencial para uma melhor adaptação social e pessoal.
Redução da Ansiedade
Ambientes controlados e previsíveis, proporcionados por aplicativos e plataformas educativas, ajudam a reduzir a ansiedade, principalmente em pessoas autistas, que se beneficiam de rotinas bem estruturadas.
Inclusão Digital
A tecnologia oferece uma plataforma de aprendizado acessível e adaptável, garantindo que crianças neuro divergentes tenham acesso à educação de qualidade, de maneira inclusiva e personalizada.
"Ao criar um ambiente de aprendizado que valoriza as particularidades de cada aluno, a tecnologia se torna uma ponte para que alcancem seu potencial máximo, tanto no aspecto cognitivo, quanto no social", Marco Giroto, fundador e presidente da SuperGeeks.
Através de seus cursos, a SuperGeeks continua a mostrar como a tecnologia pode transformar vidas e preparar essas crianças para o futuro.