Adolescência: 6 curiosidades sobre o fenômeno da Netflix
Conheça fatos curiosos sobre a aclamada série inglesa, que conta a história de um adolescente acusado de esfaquear uma colega de escola
1 - Sucesso mundial
Desde que estreou na Netflix, no dia 13 de março, Adolescência se tornou a série mais assistida da história da plataforma em todo o mundo. Por dois motivos: além de instigar a curiosidade do público, também vem sendo festejada pela crítica. "Adolescência" está sendo considerada um marco televisivo, ou seja, uma obra que servirá de referência para futuros projetos.
2 - Sem "plot twist"
A série narra a história de Jamie (Owen Cooper), um estudante de 13 anos acusado de assassinar uma colega de escola. A partir do primeiro episódio, já ficamos sabendo se ele é, de fato, o autor do crime. Por isso, a série não traz uma reviravolta, o chamado "plot twist". Isso indica que o interesse dos realizadores não é contar uma história de suspense, e sim um drama familiar com repercussão social.
3 - Sem cortes
Adolescência não tem cortes como as séries convencionais. Os realizadores filmaram os quatro episódios em plano-sequência. Nessa modalidade de filmagem, a câmera não é desligada: ela transita no cenário ou em diferentes locações, mostrando ações integrais ou alternando o foco entre os personagens, porém, sem interrupções.
4 - Longos ensaios
Para que o plano-sequência desse certo nos quatro episódios, que duram cerca de uma hora cada, os realizadores submeteram o elenco a vários ensaios. Cada vez que ligavam a câmera, os atores avançavam a trama em cinco minutos, além da tomada anterior, até concluir cada episódio.
5 - Jovem protagonista
Na série, o adolescente Jamie é vivido pelo ator Owen Cooper. Owen interpreta um garoto de 13 anos, mas ele fez 15 em dezembro de 2024. O ator disputou o papel com cerca de 500 candidatos, e está sendo muito elogiado pelo fato de ser um estreante: Adolescência é a primeira produção da qual ele participa.
6 - Vida real
Stephen Graham é um dos criadores da série, mas também integra o elenco: ele é Eddie, o pai do garoto Jamie. Embora não seja baseada em um caso real, Adolescência é inspirada em acontecimentos explorados pelo noticiário inglês. Durante uma entrevista recente, Graham contou que concebeu a série depois de ler duas notícias sobre adolescentes que esfaquearam colegas. O autor imaginou que isso poderia estar relacionado à violência difundida no ambiente on-line e que seria oportuno refletir a respeito por meio de uma série de TV.
Série serve como um alerta aos pais
Psicólogos e educadores vêm indicando a série da Netflix para pais com filhos adolescentes, já que Adolescência aborda o papel das redes sociais no comportamento dos jovens. No ambiente on-line, temas como machismo, violência e misoginia (aversão a mulheres) são disseminados em comunidades ou via influenciadores, impactando a mentalidade adolescente.
Na série, um dos conceitos enfatizados é o chamado "incel" (abreviação inglesa do termo que designa os "celibatários involuntários"). Esses celibatários involuntários ou "incel" são homens que se julgam desprezados pelo sexo oposto e, portanto, incapazes de viver relacionamentos afetivos e sexuais. Por conta disso, propagam discursos de ódio contra as mulheres.