Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Aedes aegypti: 5 dicas para proteção e combate ao mosquito

Evitar locais com água parada, utilizar inseticidas e instalar telas de proteção em portas e janelas são medidas contra o Aedes aegypti

23 jan 2025 - 12h33
Compartilhar
Exibir comentários

Os casos de dengue no Brasil aumentam todos os anos. De acordo com os dados do Painel de Monitoramento de Arboviroses, em 2024, o Brasil registrou 6,6 milhões de casos de dengue e 6 mil mortes causadas pela doença. 

Saiba como combater o Aedes aegypti dentro e fora de casa
Saiba como combater o Aedes aegypti dentro e fora de casa
Foto: Shutterstock / Alto Astral

A combinação de calor intenso e período de chuvas frequentes, o ambiente favorece a proliferação do mosquito Aedes aegypti, transmissor de doenças como dengue, chikungunya, zika e febre amarela. No entanto, é possível se prevenir com algumas medidas simples e eficazes. 

Para te ajudar a se proteger, a Mat Inset, marca de inseticidas da Flora, compartilhou cinco dicas valiosas para manter sua casa e sua família protegidas contra o mosquito Aedes aegypti, dentro e fora de casa. Confira: 

1. Cuidado com a água parada 

O combate à dengue começa dentro de casa. O mosquito Aedes aegypti se reproduz em locais com água limpa e parada. Por isso, é essencial eliminar potenciais criadouros, como pratinhos de plantas, calhas e ralos entupidos e caixas d'água mal vedadas. 

Além disso, certifique-se de descartar adequadamente objetos que podem acumular água, como pneus, garrafas e copos descartáveis, por exemplo. Tampe barris, lixeiras e mantenha seu quintal limpo de entulhos. 

2. Proteja sua casa 

Além de eliminar focos de água parada, o uso de inseticidas é um grande aliado na proteção contra o mosquito, assim como os repelentes elétricos.

3. Proteja a si mesmo 

Caso existam focos de dengue em sua região, entre em contato com as autoridades locais para ações mais amplas. A vacinação também é uma medida preventiva contra a dengue. O uso de repelentes também ajudam a prevenir picadas do mosquito. 

4. Mantenha a higiene e vedação de ralos  

Ralos são locais que podem acumular água facilmente, especialmente em áreas externas e em banheiros. Dessa forma, mantenha os ralos tampados ou utilize telas de proteção para evitar que os mosquitos se reproduzam nesses locais. 

5. Utilize telas de proteção em portas e janelas 

Para completar a proteção e evitar que os mosquitos entrem em casa, instale telas em portas e janelas. Essa medida simples ajuda a impedir o acesso do mosquito ao interior do ambiente, aumentando a proteção da família. 

Alto Astral
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade