Afinal, leite inflama ou não? 3 mitos sobre o consumo da bebida
Basta beber com equilíbrio para sentir os impactos positivos
O leite é benéfico em todas as faixas etárias. É um alimento com alta densidade nutricional, oferta de proteínas, cálcio e componentes com as seguintes propriedades funcionais. Ainda assim, há quem desconfie e veja a seguir os três mitos sobre o consumo de leite com a ajuda da nutricionista e presidente da SBAN (Sociedade Brasileira de Alimentação e Nutrição), Sueli Longo.
O trio de mitos sobre o consumo de leite
Leite na infância não é benéfico
Auxilia no crescimento e na formação da estrutura óssea na infância e adolescência, diminui do risco de osteopenia e osteoporose, reduz no risco de doenças crônicas, como diabetes e obesidade, cardiovasculares e hipertensão.
Cálcio em qualquer fonte
Não há alimento que substitua o leite em relação à sua oferta de cálcio. Considerando não só a quantidade desse nutriente presente em sua composição, mas também o percentual de absorção do mineral. O que reflete a quantidade de cálcio que o organismo realmente irá receber.
Causa inflamação
O consumo de leite estará associado a processos inflamatórios apenas em pessoas diagnosticadas com alergia à proteína do leite de vaca. Nesse caso, o consumo de qualquer quantidade de leite, derivados e qualquer produto que contenha leite na sua composição deve ser excluído.
Palavra final
"É um alimento com as seguintes propriedades funcionais: anti-hipertensiva antitrombótica, antioxidante, antilipêmica, anti-inflamatória e imunoduladora, antidiabética, controle do apetite e antiobesidade, antimicrobiana e anticarcinogênica", encerrou Sueli Longo.