"'Ah é só uma gripezinha'. Eu fui parar na UTI, porque então era só uma gripezinha?", diz Ronnie Von sobre doença subestimada
Em evento, o apresentador relembrou a internação e destacou a importância da vacina para a prevenção de casos graves
Em 2018, o apresentador Ronnie Von foi internado após o diagnóstico de influenza A, também conhecida como gripe H1N1. Na época, com 73 anos, o artista passou um período da internação na UTI devido às complicações.
Apesar de parecer simples, a doença pode representar um alto risco de complicações em pacientes com mais de 60 anos ou que possuam comorbidades. No evento "Além da gripe: riscos e impactos provocados pelo vírus da influenza", organizado pela Sanofi, Ronnie relembrou como seu quadro evoluiu rapidamente.
"Eu não tinha [comorbidade], absolutamente nada. Em uma noite, eu ouvi um papo de dois médicos amigos meus, pneumologista e cardiologista: 'Daqui a pouco vai ter que entubar'. E eu acordadinho, fingi que estava dormindo. É nessa hora que a gente vê", relatou.
Em outro momento, o apresentador confessou não estar com o esquema vacinal atualizado na época e destacou a importância da prevenção. "'Ah, é só uma gripezinha'. Eu fui parar lá na UTI, porque então era só uma gripezinha? Esse tipo de cultura precisa ser mudada no Brasil, sabe? Mas é difícil, eu sei, porque é uma coisa enraizada. Mas não é uma gripezinha, gente. Qualquer moléstia tem o seu desdobramento. Às vezes uma coisa é pequena, mas pode se transformar em uma coisa grande", desabafou.
Saiba mais: Gripe mal curada: o perigo disso e como resolver
Dados influenza
...
Veja também
Gripe (influenza): sintomas, remédios e tratamentos
Influenza B: sintomas, fatores de risco e prevenção
Vacina da gripe: reação, quem pode tomar e onde tomar
Não aguenta mais ficar doente? Veja 4 formas comprovadas de melhorar a imunidade