Alimentação: comida de verdade enlatada para pets é saudável?
O aumento da oferta de comida de verdade enlatada para cães e gatos em pet shops levanta a dúvida: será que esse produto é saudável para o animal?
Quem frequenta o pet shop já deve ter observado que é cada vez mais comum encontrar comida de verdade enlatada para cães e gatos. Porém, esses produtos muitas vezes geram dúvidas nos tutores, afinal, eles são bons para a saúde do pet?
Saiba a seguir a resposta para essa pergunta:
Comida de verdade enlatada para pets é saudável?
De acordo com Marina Tiba, médica-veterinária de uma empresa de produtos e serviços para pets, as opções de alimentação natural em lata são uma opção interessante para os animais. "Esse tipo de alimento se trata de comida de verdade, pedaços de carne e vegetais provindos do consumo humano, cozidos e disponíveis para o animal, entregando uma dieta completa e balanceada. Ou seja, ele possui todos os nutrientes que o animal precisa unicamente nele, além de já ser suplementado", diz a especialista em veterinária.
Esse é, segundo a profissional, um dos vários outros benefícios quando comparado com a ração seca convencional, por exemplo. Nesse sentido, os alimentos de verdade em lata podem garantir manter uma dieta saudável e balanceada para pets.
Principalmente agora, com a tecnologia ajudando no processo e possibilitando que sejam criados produtos em lata sem o uso de conservantes e com uma validade de mais de um ano.
E os patês?
Antes da "comida de verdade" enlatada para pets, outra opção de alimento em lata para animais — os patês — já existia e gerava muitas dúvidas. Porém, neste caso, Marina explica o uso deve ser apenas complementar na dieta do animal.
"Os famosos patês, pioneiros da comida em lata, em sua grande parte não funcionam como um alimento completo e que são apenas como um plus para adicionar à dieta do animal. Assim, não podem ser a única e exclusiva forma de alimentação do pet, afinal não são alimentos completos e balanceados", explica.
Em outras palavras, os patês são como o tempero da comida e não a comida em si. Normalmente, eles são feitos de subprodutos da cadeia alimentar e, quando usados sem equilíbrio, podem levar ao sobrepeso animal.
O "você é aquilo que você come" também vale para os pets
Você provavelmente já ouviu a frase "você é aquilo que você come", não é mesmo? E essa ideia faz sentido, já que a alimentação é fator crucial para uma boa manutenção da saúde e a prevenção de diversas doenças.
Mas será que isso vale também para os cães e gatos? Segundo Marina, sim. "A alimentação dos animais também deve ter equilíbrio e conter nutrientes que ajudem na suplementação que cães e gatos precisam. Não faz nem sentido mais pensar somente em rações secas, já que, originariamente, em seus habitats naturais, animais consumiriam proteínas oriundas da caça, por exemplo", diz a veterinária.
Fonte: Marina Tiba, médica-veterinária da Organnact.