Amanda Linhares: Atriz e empoderada!
Para Amanda Linhares, atuar é uma forma de amor próprio Com apenas 26 anos, Amanda Linhares já é também professora de atuação. Mas ela não para por aí e, em 2024, deu vida a Rafa, a "amiga mãezona" das meninas da república na última temporada de De Volta aos 15 (2024). Para ela, a atuação […]
Para Amanda Linhares, atuar é uma forma de amor próprio
Com apenas 26 anos, Amanda Linhares já é também professora de atuação. Mas ela não para por aí e, em 2024, deu vida a Rafa, a "amiga mãezona" das meninas da república na última temporada de De Volta aos 15 (2024). Para ela, a atuação não é só um trabalho, mas uma missão de vida, liberdade e empoderamento. Em entrevista exclusiva, a atriz comentou sobre sua trajetória. Confira!
Como a 'Amanda professora' influencia a 'Amanda atriz'?
"A Amanda professora sempre teve muita disciplina e organização. E, com toda certeza, quando foquei em amadurecer minha carreira como atriz, essa disciplina me acompanhou e me acompanha até hoje. Organização, para mim, é liberdade."
De onde surgiu o interesse pela atuação?
"Começou acompanhando minha mãe (que é atriz também) nos ensaios, temporadas, até mesmo para fazer algumas aulas, como circo. Sempre gostei muito da rotina, ficava encantada em como ela 'mudava' de uma personagem para outra. Eu a imitava quando chegava em casa, reunia a família para me assistir. Fui filha única durante 10 anos, então a brincadeira sempre foi uma coisa que me acompanhou. Daí me veio a vontade de ter todas as profissões do mundo! Até entender que eu queria ser atriz para poder vivê-las."
Você é uma atriz gorda e tem trabalhado pensando também na representatividade de corpos gordos em tela. Qual a importância que o teatro teve na sua autoaceitação?
"O teatro sempre foi encantador para mim. Poder me transformar em outra pessoa e viver outras vidas, contar muitas histórias, sempre foi minha sina. Entrei no teatro já com esse sonho, o que me ajudou a traçar objetivos bem legais, que me ajudam a entender minha trajetória. Então, eu sempre estive muito mais ocupada e feliz, trabalhando nesse lugar de viver com verdade aquilo que eu amava, com o corpo que eu tinha. Eu não precisava de uma aparência x ou y para ser de verdade outras pessoas, isso é uma coisa que vem de dentro para fora. Observar isso me ensinou a olhar para o meu corpo com muito mais carinho, me achar bonita, mas principalmente, livre e feliz. Ser livre é meu maior objetivo de vida, e me sentindo livre consigo ser feliz."
De volta aos 15 foi um sucesso na Netflix no exterior. Como se sente fazendo parte de algo internacional?
"Parece um sonho! Sempre pensei como seria me ver dublada em outras línguas. Conseguir me enxergar hoje fazendo parte de uma série tão reconhecida em outros países é muito novo para mim. Receber também o carinho das outras dubladoras nas redes sociais e poder trocar ideias sobre nossos trabalhos é muito especial."
De todos os personagens que você interpretou, qual mais gosta e por que?
"Em cada momento da vida, é uma personagem diferente, porque são vidas que acompanham minhas mudanças. Hoje, tenho um carinho muito especial pela Rafa. Aprendi muita coisa vivendo essa personagem, aprendi a dar valor para características minhas que antes achava que eram 'erros'. A Rafa tem cuidado com o próximo e é uma líder natural. Me fez uma Amanda mais madura, mais atenta aos meus próprios sentimentos. Eu com certeza me amo muito mais depois dela."