Script = https://s1.trrsf.com/update-1737639310/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js

Ansiedade de desempenho sexual: causas, sintomas e como superar

O distúrbio não é tão frequente nas mulheres quanto nos homens, mas também pode afetar a excitação delas

23 mar 2024 - 10h03
(atualizado às 14h05)
Compartilhar
Exibir comentários
Resumo
A ansiedade de desempenho sexual impede o foco na relação sexual, causando problemas de ereção, lubrificação e orgasmo. Ajuda médica, terapia e autocuidado são algumas formas de superar esse problema.
Medo de não ter um bom desempenho na cama e não satisfazer sexualmente a outra pessoa é um dos sintomas
Medo de não ter um bom desempenho na cama e não satisfazer sexualmente a outra pessoa é um dos sintomas
Foto: iStock / Jairo Bouer

Sim, para a maiorida das pessoas, o sexo é algo agradável, mas é difícil se divertir se você está constantemente preocupado(a) com o seu desempenho e, por isso mesmo, acaba se prejudicando. Se você deseja devolver o brilho à sua vida amorosa, entenda por que a ansiedade no desempenho sexual pode estar acontecendo com você. 

Sexo é mais do que apenas uma resposta física. Suas emoções também têm algo a ver com isso. Quando sua mente está muito estressada para se concentrar no sexo, seu corpo também não consegue ficar excitado. Muitas preocupações diferentes podem levar ao problema:

  • Medo de não ter um bom desempenho na cama e não satisfazer sexualmente a(o) parceira(o);
  • Má imagem corporal, incluindo preocupação com peso;
  • Problemas em seu relacionamento;
  • Preocupar-se com o fato de seu pênis não "estar à altura";
  • Preocupação em ejacular muito cedo ou demorar muito para atingir o orgasmo;
  • Ansiedade por não conseguir ter orgasmo ou desfrutar da experiência sexual.

Essas coisas podem levar seu corpo a liberar hormônios do estresse, como epinefrina e norepinefrina.

Sintomas

Seu estado de espírito pode ter um grande impacto na sua capacidade de ficar excitado(a). Mesmo que você esteja com alguém que considera sexualmente atraente, preocupar-se se será capaz de agradar essa pessoa pode impossibilitar que você faça exatamente isso. Um dos efeitos dos hormônios do estresse é estreitar os vasos sanguíneos. Quando menos sangue flui para o pênis, é mais difícil ter uma ereção. Mesmo os caras que normalmente não têm problemas para ficar excitados podem não conseguir ter uma ereção quando são dominados pela ansiedade do desempenho sexual.

A ansiedade de desempenho sexual não é diagnosticada com tanta frequência nas mulheres quanto nos homens, mas também pode afetar a excitação delas. A ansiedade pode impedir que fiquem lubrificadas o suficiente para fazer sexo e pode eliminar o desejo físico de fazer amor.

A ansiedade pode atrapalhar seus pensamos na hora do sexo. Quando você está focado(a) em saber se terá um bom desempenho, não consegue se concentrar no que está fazendo na cama. Mesmo que consiga ficar excitado(a), você pode estar distraído(a) demais para atingir o orgasmo. A ansiedade de desempenho sexual leva a um ciclo de problemas. Você pode ficar tão ansioso(a) com o sexo que não consegue realizá-lo, o que leva a ainda mais ansiedade no desempenho sexual.

Superando a ansiedade de desempenho sexual

Se você tem ansiedade de desempenho sexual, consulte um médico - alguém com quem você se sinta confortável o suficiente para discutir sua vida sexual. O médico irá examiná-lo(a) e fazer alguns exames para garantir que um problema de saúde ou medicamento não seja a causa dos seus problemas.

Durante o exame, seu médico perguntará sobre seu histórico sexual para descobrir há quanto tempo você sente ansiedade no desempenho sexual e que tipos de pensamentos estão interferindo em sua vida sexual. Medicamentos e outras terapias podem ajudar a tratar a disfunção erétil e outros problemas sexuais de causas físicas. Se a culpa não for de um problema médico, ele pode sugerir que você tente uma destas abordagens:

Fale com um terapeuta: marque uma consulta com um psicólogo ou terapeuta com experiência no tratamento de problemas sexuais. A terapia pode ajudá-lo)a) a compreender e, em seguida, reduzir ou eliminar os problemas que estão causando sua ansiedade no desempenho sexual. Se você se preocupa com a ejaculação precoce, por exemplo, pode tentar algumas técnicas que o ajudem a ter mais controle.

Seja aberto(a) com a(o) parceira(o): conversar com a outra pessoa sobre sua ansiedade pode ajudar a aliviar algumas de suas preocupações. Quando vocês tentam chegar a uma solução juntos, podem se aproximar como casal e melhorar o relacionamento sexual.

Fique íntimo(a) de outras maneiras: aprenda como ser íntimo(a) sem relação sexual. Dê a(ao) sua(seu) parceira(o) uma massagem sensual ou tomem um banho quente juntos. Revezem-se para agradar um ao outro com a masturbação, para que vocês não tenham que se sentir sempre pressionados a ter um desempenho sexual.

Exercício: malhar não apenas faz você se sentir melhor com seu corpo, mas também melhora sua resistência na cama.

Distraia-se: coloque uma música romântica ou um filme sexy enquanto faz amor. Pense em algo que te excita. Distrair sua mente do desempenho sexual pode eliminar as preocupações que o(a) impedem de ficar excitado(a).

Finalmente, vá com calma consigo mesmo(a). Não se culpe por sua aparência ou habilidade na cama. Consiga ajuda para a ansiedade de desempenho sexual para que você possa voltar a ter uma vida sexual saudável e agradável.

Jairo Bouer
Compartilhar
Seu Terra