Script = https://s1.trrsf.com/update-1731943257/fe/zaz-ui-t360/_js/transition.min.js
PUBLICIDADE

Anti-HBs: o que indica o resultado do exame?

A análise é feita para identificar a concentração de anticorpos contra o vírus da hepatite B. Entenda como funciona o exame de anti-HBs

28 out 2024 - 12h26
Compartilhar
Exibir comentários
Getty Images/TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Getty Images/TEK IMAGE/SCIENCE PHOTO LIBRARY
Foto: Minha Vida

Para que serve o exame anti-HBs?

O exame anti-HBs serve para identificar a quantidade de anticorpos que uma pessoa tem no sangue contra a Hepatite B, doença causada por um vírus que provoca a inflamação do fígado. De acordo com Sheila Pinto, farmacêutica do Hospital Badim, o exame é geralmente indicado para pacientes que receberam o tratamento da doença ou após a vacinação.

Uma pessoa infectada pelo vírus da hepatite B possui alguns marcadores virais que podem ser identificados através da análise de seu sangue. O antígeno de superfície do vírus (AgHBs) é marcador de infecção e a presença de anticorpos contra esse antígeno (anti-HBs) indica proteção contra a doença.

Como funciona o exame anti-HBs?

Segundo Sheila, não é necessário ser feito jejum ou qualquer tipo de preparo anterior antes do exame. O profissional do laboratório realiza a coleta de uma amostra de sangue do paciente, que passará por um processo de análise sorológica.

Caso o resultado aponte a presença de anti-HBs, é necessário que o exame seja repetido. "Após 30 e 60 dias é recomendado realizar um novo exame no caso de anti-HBs positivo. O motivo é que, devido à infecção por subtipos diferentes do vírus da hepatite ou à formação de complexos imunológicos (ou complexo anticorpo-antígeno), o exame pode indicar um resultado falso positivo", explica a farmacêutica.

Resultados do exame anti-HBs

...

Veja mais

Veja também

Hepatite B: o que é, sintomas, transmissão e se tem cura

Hepatites virais matam mais de 1 milhão por ano e são tema do Maio Vermelho

4 tipos de câncer causados por vírus

Vacina da hepatite B é segura e disponível para pessoas com até 49 anos de idade

Corrija a dieta durante o tratamento de hepatite

Minha Vida
Compartilhar
Publicidade
Seu Terra












Publicidade