Ar mais poluído do mundo: como o que acontece no Brasil afeta a saúde do seu corpo inteiro
AVC, infarto, bronquite e até mesmo aborto espontâneo têm ligação com poluição do ar. Saiba como amenizar esses efeitos.
Nesta terça-feira (10), a qualidade do ar na cidade de São Paulo é considerada a pior do mundo pelo segundo dia consecutivo, segundo a agência suíça IQAir. Devido a esta poluição atípica, que está ocorrendo também em outros municípios do Brasil, vem sendo comum o aparecimento de sintomas como ardor nos olhos, nariz e garganta, tosse seca e cansaço.
Em especial nas grandes metrópoles, a má qualidade do ar que respiramos é bem preocupante. Especialistas a indicam como uma das grandes vilãs responsáveis por doenças não apenas respiratórias, mas também cardiovasculares.
A queima de combustíveis fósseis libera uma série de partículas prejudiciais à saúde e, quanto menor elas são, mais perigosas. Ao MinhaVida, o pneumologista Marcos Abdo Arbex, da Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia, explica que são elas que atravessam os pulmões, chegam aos alvéolos e, finalmente, à corrente sanguínea. Como resultado, essas partículas finas produzem processos inflamatórios no organismo inteiro.
Quando a umidade relativa do ar é considerada baixa, o perigo também aumenta. Com pouca umidade, os gases pairam por mais tempo na atmosfera, que fica com grande concentração de poluentes — como no atual céu de São Paulo.
Leia também: Umidificar o ar previne crises de alergia
Complicações vão de doenças até aborto
...
Veja também
Dificuldade para respirar: possíveis causas e o que fazer
Anestesista não atua apenas em cirurgias: 4 situações em que você também pode precisar desse médico
Cores da diarreia: o que a coloração das fezes significa?
Se a questão é se os celulares estão relacionados com o câncer, a ciência tem a resposta definitiva
Ar mais poluído do mundo: como o que acontece no Brasil afeta a saúde do seu corpo inteiro