As 5 frases que você deveria evitar se quiser que seu filho cresça com mais empatia pelo próximo
Expressões negativas podem estimular um comportamento individualista nas crianças
A forma que nos comunicamos com as crianças possui grande influência no desenvolvimento das suas habilidades sociais. Por isso, falas negativas e egoístas podem gerar um comportamento menos empático por parte dos pequenos.
"Desenvolver empatia é um processo contínuo que começa cedo e é construído com paciência e consistência. Quando evitamos frases e atitudes que reforcem indiferença ou intolerância e, ao invés disso, proporcionamos às crianças oportunidades de compreender as emoções do outro, estamos ajudando-as a crescerem com uma capacidade maior de se conectar com o mundo ao redor", explica a psicóloga Alessandra Araújo.
O MinhaVida, em colaboração com a especialista, listou 5 frases que você deve evitar no dia a dia se quer que seu filho cresça com mais empatia pelo próximo. Confira!
5 frases para evitar
Segundo a psicóloga, devem ser evitadas frases que reforçam comportamentos individualistas, que invalidam o sentimento do próximo, que transmitam desconsideração e estimulem uma postura vingativa.
"[As frases] prejudicam a capacidade de desenvolver a empatia, porque sugerem que o mundo é um lugar onde se deve agir apenas em benefício próprio e que sentimentos de vingança ou indiferença são aceitáveis", esclarece.
Alguns exemplos são:
...
Veja também
As 5 frases que você deveria evitar se quiser que seu filho cresça com mais empatia pelo próximo
Se você quer que seu filho te obedeça, precisa incluir essas 6 práticas na rotina da família
Conheça alguns sinais de que é hora de buscar um psicólogo para seu filho
Se você quer que seu filho te respeite quando adulto, precisa acabar com estes 7 hábitos